Tocantinópolis/TO

Fortalecendo a Agricultura Familiar: 1° Festival Do Buriti e Feira Agrocultural No Tocantins

Data do post: 22/02/2024 20:19:28   Imprimir  -  Compartilhar

DivulgaçãoO Cerrado tocantinense está prestes a celebrar uma de suas mais preciosas riquezas: o buriti. O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagro), está entusiasmado em participar do 1° Festival do Buriti e Feira Agrocultural, que acontecerá nos dias 23 e 24 de fevereiro, na feira coberta da acolhedora cidade de Divinópolis do Tocantins, região central do Estado.

O buriti, uma das preciosas cadeias produtivas agroextrativistas do cerrado tocantinense, ganha destaque nesse evento que busca promover não apenas os frutos da terra, mas também o fortalecimento da agricultura familiar em nossa região. A engenheira agrônoma da Seagro, Francisca Marta Barbosa, ressalta a importância deste festival como uma oportunidade de promover a renda e a organização das mulheres agroextrativistas, valorizando seus produtos e proporcionando um espaço para sua comercialização.

"Este festival é mais do que uma simples feira, é um evento de integração, palestras e incentivos direcionados às vendas, inclusive para programas como o PAA [Programa de Aquisição de Alimentos]", explica Francisca Marta.

Além do buriti, o Governo do Tocantins vem fortalecendo outras cadeias produtivas agroextrativistas, como a mangaba, o baru e o artesanato de capim-dourado, visando promover a sustentabilidade das comunidades agroextrativistas da APA Cantão e do Jalapão. Essa iniciativa não só valoriza a rica biodiversidade do Cerrado, mas também contribui significativamente para a geração de renda dessas comunidades.

O buriti, conhecido como a Árvore da Vida, desempenha um papel crucial na manutenção do ecossistema do Cerrado, além de ser fonte de matéria-prima para diversos fins, desde remédios até artesanatos. Sua polpa, amplamente consumida em todo o país, tem conquistado espaço até mesmo nas sorveterias das grandes cidades, apontando para um mercado promissor que requer cada vez mais atenção e organização por parte das comunidades produtivas e dos gestores públicos.

O evento conta com importantes parceiros, como o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), a prefeitura municipal de Divinópolis, o Serviço de Apoio às Pequenas e Micro Empresas (Sebrae) e a APA Cantão, que se unem para tornar esse festival um verdadeiro sucesso.

A programação completa do evento pode ser conferida no site da Seagro. Junte-se a nós nessa celebração da riqueza e da diversidade do nosso cerrado tocantinense!

Fonte: Redação Tocnoticias

Veja também
Todas as Notícias