Tocantinópolis/TO

Operação Livres para Voar: Resgate De Aves Silvestres Em Araguanã, Tocantins

Data do post: 12/02/2024 11:39:48   Imprimir  -  Compartilhar

DivulgaçãoNo último sábado, dia 10, uma operação realizada pelo Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) alcançou um importante marco na preservação da fauna local. Em Araguanã, município situado no norte do Tocantins, fiscais do Naturatins foram acionados por denúncias recebidas através da Linha Verde, canal dedicado à proteção ambiental. O que encontraram foi perturbador: aves de diversas espécies mantidas ilegalmente em cativeiro, além de equipamentos para sua captura e até mesmo armas de fogo.

Ao todo, foram resgatadas 24 aves, incluindo um azulão, duas rolinhas e impressionantes 21 curiós. A ação resultou na lavratura de seis autos de infração contra os responsáveis, totalizando R$ 16 mil em multas por crimes ambientais. A situação era ainda mais alarmante diante da presença de 56 gaiolas e dez alçapões utilizados para captura, além de três armas de fogo artesanais, que foram apreendidas com o apoio do Grupamento Aéreo da Polícia Militar do Tocantins (GRAER) de Palmas e da 2ª Companhia da Polícia Militar de Xambioá.

Batizada de 'Livres para Voar', a operação demonstra o compromisso do Naturatins em combater o comércio ilegal de animais silvestres. "As aves que resgatamos são espécies silvestres que têm um grande valor ecológico e cultural para nossa região. Elas são alvo de traficantes e comerciantes ilegais que as vendem por preços altíssimos, incentivando a exploração e a extinção desses animais. Por isso, estamos trabalhando para combater esses crimes e devolver esses pássaros à natureza, onde eles pertencem", explicou o fiscal Ambiental Jusley Caetano.

Seguindo os protocolos adequados, as aves foram encaminhadas para o Centro de Fauna do Tocantins (Cefau), onde receberão cuidados veterinários e serão preparadas para serem reintegradas ao seu habitat natural.

É fundamental destacar que a população desempenha um papel crucial na proteção da vida selvagem. Orienta-se que não sejam capturados, adquiridos ou mantidos em cativeiro animais sem a devida autorização dos órgãos competentes. Caso haja conhecimento de atividades ilegais relacionadas à fauna, é possível realizar denúncias através do telefone 0800 063 1155, por mensagem via Whatsapp (63) 99106-7787, pelo e-mail linhaverde@naturatins.to.gov.br ou através do Portal do Cidadão.

Preservar a fauna é preservar a vida. Junte-se a nós nessa causa e ajude a garantir que nossas aves continuem livres para voar.

Fonte: Redação Tocnoticias

Veja também
Todas as Notícias