Tocantinópolis/TO

Operação De Resgate Na Ilha Do Bananal: Graer PMTO Utiliza Drones Nas Buscas Por Criança Indígena Desaparecida

Data do post: 31/01/2024 20:01:05   Imprimir  -  Compartilhar

DivulgaçãoA Polícia Militar do Tocantins, por meio do Grupamento Aéreo (Graer), está desempenhando um papel crucial nas operações de busca por uma criança indígena de 12 anos, desaparecida desde o último domingo, 21, na Ilha do Bananal. O jovem, que reside na Aldeia Macaúba, município de Pium, mobilizou equipes de operadores de drones para intensificar as buscas em uma operação complexa e desafiadora.

Após o registro do desaparecimento, uma aeronave do Graer foi prontamente acionada em Palmas, realizando o deslocamento de uma equipe de policiais militares operadores de drones, acompanhada por profissionais de busca e salvamento do Corpo de Bombeiros. O desafio tornou-se evidente devido à impossibilidade de acesso direto à Ilha do Bananal por via terrestre, devido às fortes chuvas e alagamentos na estrada, tornando o deslocamento aéreo uma alternativa vital.

O Grupamento Aéreo iniciou as buscas na manhã de quarta-feira, 24, partindo do último local onde a criança foi vista. Considerando a distância que o menino poderia ter percorrido, idade, porte físico e as condições do terreno, as equipes concentraram esforços em estratégias eficazes para encontrar o jovem indígena.

No primeiro dia de buscas, drones foram empregados para realizar varreduras, colaborando com servidores de órgãos como Ibama, Corpo de Bombeiros do Tocantins e Mato Grosso, além de policiais militares e indígenas locais. No segundo dia, as operações foram estendidas para áreas de mata densa. No dia 26, o helicóptero do Governo do Estado do Mato Grosso e cães especializados do Corpo de Bombeiros foram incorporados para reforçar os esforços de busca e resgate.

Embora a equipe de Operadores de Drones do Graer PMTO tenha retornado a Palmas, as buscas persistem nas proximidades da Aldeia Macaúba, na Ilha do Bananal. O terreno extenso, coberto por vegetação densa e áreas alagadas, tem apresentado desafios consideráveis na localização da criança desaparecida. O empenho conjunto das forças de segurança e resgate reflete o compromisso em encontrar a criança e reunir a comunidade em torno dessa causa urgente. Estamos acompanhando de perto e esperamos notícias positivas em breve.

Fonte: Redação Tocnoticias

Veja também
Todas as Notícias