Tocantinópolis/TO

Operação Piracema 2023/2024: Naturatins Intensifica Combate à Pesca Ilegal e Resgata Fauna Silvestre

Data do post: 31/01/2024 19:47:24   Imprimir  -  Compartilhar

DivulgaçãoO Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) concluiu com êxito mais uma etapa da Operação Piracema 2023/2024, visando combater a pesca ilegal durante o período de defeso. Iniciada na última quinta-feira, 25, a ação se estendeu até essa segunda-feira, 29, resultando na apreensão de 1,8 mil metros de redes de emalhar, além do resgate de um exemplar da fauna silvestre da espécie Pecari tacaju, conhecido popularmente como caititu. O animal resgatado foi entregue pela equipe de fiscalização ao Centro de Fauna do Tocantins (Cefau).

Coordenada pelo fiscal ambiental Antoniel Gouveia, a equipe de fiscalização do Polo de Araguaína atuou incansavelmente nos rios Tocantins, Sono, Araguaia e seus afluentes, abrangendo os municípios de Rio Sono, Pedro Afonso, Couto Magalhães, Juarina, Pau D'Arco e o distrito de Garimpinho.

A operação, que ocorreu tanto em ambiente terrestre quanto aquático, teve como objetivo primordial coibir a pesca predatória e o transporte ilegal de pescado. Cândido José dos Santos Neto, gerente de fiscalização do Naturatins, ressaltou a importância dessas ações para combater a pesca irregular e proteger a fauna aquática. "Essas ações são realizadas em todo o território tocantinense durante o período da Piracema, conforme previsto na Portaria nº 155/2023", informou.

O gerente reforçou que essa iniciativa reafirma o compromisso do Naturatins na proteção dos ecossistemas aquáticos e na promoção da sustentabilidade, contribuindo significativamente para a manutenção do equilíbrio ambiental. A preservação dos recursos naturais é uma responsabilidade compartilhada, e a Operação Piracema é uma ferramenta fundamental nesse processo, assegurando um futuro mais sustentável para o Tocantins.

Fonte: Redação Tocnoticias

Veja também
Todas as Notícias