Tocantinópolis/TO

Alerta Do Governo Do Tocantins: Impactos Dos Agrotóxicos Na Saúde Dos Trabalhadores

Data do post: 04/12/2023 22:33:58   Imprimir  -  Compartilhar

DivulgaçãoNo último domingo, dia 3, o Estado do Tocantins uniu-se às comemorações do Dia Internacional de Luta Contra os Agrotóxicos, buscando conscientizar a população e alertar as autoridades para os sérios impactos desses produtos na saúde dos trabalhadores, tanto no meio rural quanto no urbano. Os agrotóxicos, utilizados diariamente no combate a insetos, larvas, fungos e carrapatos, podem acarretar problemas graves de saúde, inclusive casos fatais.

De acordo com dados da Gerência de Vigilância em Saúde Ambiental e da Saúde do Trabalhador, vinculada à Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO), entre 2018 e 2022, foram notificados 1.533 casos de intoxicação por agrotóxicos no Tocantins. Destes, 672 ocorreram por uso agrícola, 355 por uso doméstico, 26 por uso em saúde pública, 303 por raticida e 177 por produto veterinário. Adicionalmente, não podemos esquecer dos 386 casos de intoxicação relacionados diretamente ao trabalho.

O diretor de Vigilância em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador da SES-TO, Sérgio Luís de Oliveira Silva, ressaltou a importância de abordar a questão dos agrotóxicos, especialmente devido aos impactos do consumo desses produtos na saúde pública. Ele salientou que as intoxicações agudas podem manifestar sintomas como irritação da pele e olhos, coceira, cólicas, vômitos, diarreias, dificuldades respiratórias, convulsões e até mesmo levar à morte.

É crucial que as pessoas intoxicadas busquem atendimento médico ao apresentarem esses sintomas. Sérgio Luís enfatizou: "Quem for exposto aos produtos químicos deve procurar atendimento nas unidades de saúde para realizarem a notificação para que seja feito o diagnóstico, tratamento e acompanhamento dos expostos e intoxicados".

Dentre as ações de Vigilância em Saúde no Tocantins, destaca-se a aprovação do Plano Estadual de Vigilância em Saúde de Populações Expostas a Agrotóxicos, bem como a elaboração e implementação do Plano de Monitoramento de Agrotóxico na Água de Consumo Humano. O estado também presta assessoria aos municípios para implantação da Vigilância em Saúde de Populações Expostas a Agrotóxicos e oferece capacitação para profissionais de saúde municipais.

A data de 3 de dezembro marca os trágicos eventos ocorridos há 39 anos, quando vazaram 40 toneladas do gás tóxico isocianato de metilo (MIC) em Bhopal, Índia. O incidente, ocorrido em 1984, provocou a morte de milhares de pessoas e deixou centenas de milhares com sequelas graves, reforçando a importância de promover a consciência e ações para prevenir os impactos negativos dos agrotóxicos na sociedade.

Fonte: Redação Tocnoticias

Veja também
Todas as Notícias