Tocantinópolis/TO

Operação Policial: Prisão De Suspeitos Transportando Madeira Ilegal Em Área Indígena

Data do post: 13/11/2023 11:57:28   Imprimir  -  Compartilhar

DivulgaçãoNo último domingo, uma operação coordenada entre a Polícia Militar e a Polícia Federal resultou na prisão de suspeitos envolvidos no transporte ilegal de madeira retirada da Terra Indígena Xerente, em Tocantínia. O incidente ocorreu na TO-010, no trevo de acesso aos municípios de Pedro Afonso e Rio Sono.

Após uma intensa campana ao longo da madrugada, a Polícia Militar conseguiu interceptar um caminhão carregado com 16 metros cúbicos de madeira ilegal. O veículo, cujo motorista possui histórico de reincidência nesse tipo de crime, foi parado e os ocupantes, o motorista de 43 anos e seu auxiliar de 38 anos, foram detidos no local.

O desdobramento da operação contou com informações fornecidas pela equipe do 3º Batalhão da Polícia Militar do Tocantins. A Polícia Federal agiu prontamente e efetuou a prisão do proprietário da carga. Esse indivíduo estava em um carro designado como "batedor", responsável por verificar a presença de forças de segurança na estrada.

Os registros policiais indicam que o motorista do caminhão já possui histórico de envolvimento em delitos semelhantes. Após os procedimentos de prisão em flagrante, os detidos e o veículo carregado foram encaminhados para a sede da Polícia Federal, onde foram indiciados pelos crimes de desmatamento ilegal, receptação qualificada e associação criminosa. As penas acumuladas desses crimes podem alcançar até 15 anos de reclusão.

Essa ação conjunta das forças de segurança ressalta a importância do combate à exploração ilegal de recursos naturais, especialmente em áreas protegidas, como as terras indígenas. A comunidade local e o meio ambiente se beneficiam com a atuação eficaz das autoridades, garantindo a preservação da fauna, flora e a integridade das áreas protegidas. A operação destaca ainda a necessidade de conscientização e fiscalização constante para coibir práticas criminosas que ameaçam nosso patrimônio ambiental.

Fonte: Redação Tocnoticias

Veja também
Todas as Notícias