Tocantinópolis/TO

Como Garantir Compras Seguras Na Black Friday: Dicas Da Agência de Metrologia

Data do post: 13/11/2023 11:52:06   Imprimir  -  Compartilhar

DivulgaçãoNovembro chegou e com ele a tão aguardada Black Friday, uma semana repleta de descontos irresistíveis que movimenta o comércio e atrai consumidores em busca de ofertas especiais. Contudo, em meio à empolgação das promoções, a Agência de Metrologia, Avaliação da Conformidade, Inovação e Tecnologia do Estado do Tocantins (AEM-TO) destaca a importância de garantir não apenas economia, mas também a segurança nas compras.

A presidente da Agência, Grazielly Oliveira, ressalta que, embora aproveitar os preços promocionais seja excelente, é fundamental que os consumidores estejam atentos à segurança, priorizando produtos fabricados de acordo com a legislação vigente.

Os produtos mais procurados durante a Black Friday, como chapinhas, barbeadores, secadores de cabelo, eletrodomésticos e eletrônicos, devem ostentar o Selo de Identificação da Conformidade do Inmetro. Esse selo é a principal evidência de que a mercadoria passou pelo processo de certificação, atendendo aos requisitos técnicos de segurança e desempenho.

A gestora da Agência de Metrologia destaca que o Selo Inmetro proporciona maior segurança e conforto ao consumidor, garantindo que a mercadoria está apta à comercialização. Além disso, produtos certificados têm menor probabilidade de causar acidentes que possam comprometer a saúde e a segurança dos usuários.

Ao realizar suas compras, a orientação é que os consumidores dediquem tempo à leitura da embalagem, rótulos e etiquetas. Esses elementos são propagandas legais e não devem ser enganosos. A certificação do Inmetro torna a empresa fabricante responsável por todas as informações, desde capacidade e consumo de energia até riscos à saúde.

A Agência de Metrologia destaca a importância de priorizar compras em estabelecimentos formais, atacadistas e varejistas, que forneçam nota fiscal do produto. Além de contar com a certificação Inmetro, a nota fiscal possibilita o rastreamento dos dados do fabricante e do produto, permitindo as devidas providências em caso de desconformidades.

Portanto, nesta Black Friday, além de garantir os melhores preços, certifique-se de que seus produtos preferidos exibem o Selo Inmetro, proporcionando a tranquilidade de estar adquirindo mercadorias de qualidade, seguras e em conformidade com as normas estabelecidas. E lembre-se: uma compra consciente é o melhor caminho para aproveitar ao máximo as ofertas deste período tão aguardado.

Fonte: Redação Tocnoticias

Veja também
Todas as Notícias