Tocantinópolis/TO

Treinamento Conjunto Da Polícia Militar e Marinha: Simulação Realista Em Enfrentamento Ao Crime Organizado

Data do post: 10/11/2023 22:18:38   Imprimir  -  Compartilhar

Na última sexta-feira, dia 10, a cidade de Palmas, Tocantins, foi palco de uma operação estratégica inédita envolvendo a Polícia Militar do Tocantins, a Marinha Brasileira e o apoio de outras forças de segurança. O objetivo? Realizar uma simulação de enfrentamento ao crime organizado, focada em treinamento altamente realista para as instituições envolvidas.

O exercício, que teve lugar na Praia da Graciosa, contou com a participação de militares estaduais e federais trajados com fardamento tático. Em uma ação conjunta entre a Polícia Militar do Tocantins e os Fuzileiros Navais da Marinha do Brasil, os profissionais realizaram um treinamento de cerco e bloqueio de criminosos, simulando uma situação de fuga de narcotraficantes pelas ruas da capital.

A simulação não apenas visou integrar as forças de segurança, fortalecendo a cooperação entre elas, mas também permitiu que os militares colocassem em prática os ensinamentos teóricos em um cenário próximo à realidade. O treinamento, que incluiu um exercício de confronto simulado, foi concluído no Píer 2 da Praia da Graciosa por volta das 11h, com a participação da sociedade civil que pôde acompanhar de perto.

O Coronel QOPM Francinaldo Machado Bó, Comandante do Comando de Policiamento da Capital, destacou a importância da divulgação prévia da simulação para evitar possíveis pânicos na população. Ele ressaltou que o treinamento ocorreu dentro dos padrões esperados e agradeceu à Marinha Brasileira pela parceria.

"Divulgamos ao máximo possível que se tratava de uma simulação, para evitarmos interferências. Além disso, como o treinamento foi muito próximo à realidade, nossa preocupação era a de causar pânico na população e possíveis notícias falsas. Nossos militares passam por rígidos cursos de preparação durante todo o ano e este treinamento foi mais um deles. Gostaria de agradecer à Marinha Brasileira pela parceria, aos militares empenhados na ação e dizer à toda sociedade tocantinense que estamos prontos e preparados para enfrentar os mais diversos tipos de ações criminosas", afirmou o Comandante.

Essa iniciativa reforça o compromisso das forças de segurança em manter a ordem e a segurança da população, demonstrando que estão sempre preparadas para lidar com situações desafiadoras, garantindo assim a tranquilidade e a proteção da comunidade.

Fonte: Redação Tocnoticias

Veja também
Todas as Notícias