Tocantinópolis/TO

Na Sessão De Homenagem Ao Tocantins, Senadora Professora Dorinha Relembra a História e Exalta Participação De Mulheres Na Política

Data do post: 02/10/2023 17:00:13   Imprimir  -  Compartilhar

DivulgaçãoO Senado realizou, nesta segunda-feira (02), a pedido da senadora Professora Dorinha Seabra (União/TO), uma sessão solene para celebrar os 35 anos da criação do Tocantins. O senador Eduardo Gomes e o deputado federal Ricardo Ayres também assinaram o requerimento para a realização da sessão.

Em seu discurso, Professora Dorinha lembrou a luta da divisão territorial e que, das várias tentativas, apenas uma seguiu adiante, tendo à frente José Wilson Siqueira Campos. “Havia um ambiente propício, tanto entre os parlamentares do norte como do sul goiano. Parlamentares de outros estados também viam a proposta com bons olhos”.

A senadora lembrou que, com a promulgação da Constituição Federal de 1988, que oficializava a criação do Tocantins, os tocantinenses arregaçaram as mangas e começaram a trabalhar firme para viabilizar as primeiras providências do jovem estado.

“Tanto no setor público como na iniciativa privada, novos e antigos tocantinenses começaram, com o seu esforço, com a sua dedicação, a desenhar a identidade daquele lugar”.

Segundo a senadora, passados 35 anos, que a experiência da criação e do desenvolvimento do do Tocantins é um case de sucesso e citou diversos números que mostravam o crescimento e do Estado como a agroindústria, mineração, construção civil e meio ambiente.

Professora Dorinha ainda exaltou o ex-governador Siqueira Campos e outros nomes pioneiros por possibilitarem a realização de sonhos de muita gente. “O Tocantins é uma história edificada com paciência, firmeza e determinação. Do progresso sobre a miséria, é a trajetória de uma história que nos alegra e nos ilumina. ”

Ao finalizar, a senadora ainda citou a importância da participação de diversas mulheres no processo político do Tocantins, citando nomes de ex-primeiras-damas, vereadoras e prefeitas. “Nós temos uma luta permanente pela valorização e respeito sobre a participação política das mulheres. Muitas mulheres também fizeram e fazem história na política tocantinense. São mulheres que ocupam posição em diferentes espaços na política, quer seja no mandato, quer seja na liderança diária. Nós queremos e vamos continuar trabalhando”, disse.

Presente na sessão solene, o governador Wanderlei Barbosa ressaltou a luta conjunta pelo Tocantins e a importância da preservação da sua história. “Que nós lembremos como crescemos e que pensemos na população e que precisamos dar a eles dignidade. Um povo sem história é um povo sem memória”, parafraseou ao falar da liderança de Siqueira Campos e demais pioneiros.

A sessão solene contou com a presença de várias autoridades e políticos tocantinenses e foi finalizada com a apresentação do cantor Genésio Tocantins e o desfile de modelos com trajes de capim dourado.

Fonte: Senadora Professora Dorinha

Veja também
Todas as Notícias