Tocantinópolis/TO

Governo Do Tocantins Intensifica Segurança Na Comunidade Quilombola Rio Preto

Data do post: 29/09/2023 11:51:22   Imprimir  -  Compartilhar

DivulgaçãoO Governo do Tocantins lançou uma força-tarefa na comunidade quilombola Rio Preto, localizada em Lagoa do Tocantins. Após denúncias à Secretaria dos Povos Originários e Tradicionais (Sepot), o governo tomou medidas imediatas para garantir a segurança e os direitos dos moradores. Além do reforço policial, foi iniciado um processo de mapeamento social, visando uma compreensão profunda das necessidades da comunidade e fortalecendo a integração entre diferentes órgãos governamentais.

Diante das ameaças constantes enfrentadas pela comunidade quilombola Rio Preto, o governo do Tocantins, em parceria com a Sepot, realizou uma força-tarefa envolvendo a Polícia Militar, a Polícia Civil, a Secretaria da Cidadania e Justiça, a Coordenação Estadual das Comunidades Quilombolas do Tocantins, o Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial e o coletivo Ajunta Preta. O objetivo era garantir a proteção das famílias quilombolas, e medidas imediatas foram tomadas para enfrentar a insegurança, incluindo o reforço no patrulhamento policial na região.

Além das ações de segurança, a Sepot iniciou um processo abrangente de mapeamento social na comunidade quilombola Rio Preto. Esse mapeamento inclui estudos georreferenciados e antropológicos, visando entender melhor as necessidades da comunidade e estabelecer estratégias eficazes de apoio. A intenção é criar uma rede de apoio sólida, integrando diferentes órgãos governamentais para garantir que a comunidade se sinta protegida e apoiada em todos os aspectos.

Outra importante conquista foi o avanço no processo de reconhecimento da comunidade quilombola Rio Preto pela Fundação Palmares. Após o envio da documentação necessária pela Sepot, o processo está em andamento, com previsão de entrega do certificado de reconhecimento no dia 30 de novembro. Esse reconhecimento é vital para garantir os direitos históricos e territoriais da comunidade.

O Governo do Tocantins, por meio da Sepot, está comprometido em garantir a segurança e o bem-estar da comunidade quilombola Rio Preto. Através de ações imediatas de segurança, mapeamento social abrangente e esforços contínuos para o reconhecimento oficial, o governo está trabalhando incansavelmente para criar um ambiente seguro e favorável ao desenvolvimento da comunidade. O compromisso em fortalecer os laços comunitários e garantir o acesso aos direitos fundamentais é fundamental para construir um futuro melhor para todos os moradores da comunidade quilombola Rio Preto.

Fonte: Redação Tocnoticias

Veja também
Todas as Notícias