Tocantinópolis/TO

Operação Shamar: 542 Vítimas De Violência Doméstica Atendidas Em 25 Dias De Atividades

Data do post: 18/09/2023 14:26:54   Imprimir  -  Compartilhar

DivulgaçãoNo Tocantins, as Forças de Segurança do Estado se uniram em uma ação conjunta poderosa, conhecida como Operação Shamar, com o objetivo de combater a violência doméstica e familiar contra a mulher. Com a participação de 379 policiais, essa operação abrangente percorreu de norte a sul do estado, promovendo tanto ações repressivas quanto educativas. O resultado é impressionante: 92 pessoas foram presas em flagrante por crimes de violência doméstica e familiar, incluindo duas prisões por feminicídio.

Durante 25 dias de intensa atividade, a Operação Shamar prestou atendimento a 542 vítimas, resultando na instauração de 320 inquéritos policiais, dos quais 302 já foram concluídos. Além disso, foram emitidas medidas protetivas de urgência para 349 vítimas. Para combater diversas formas de violência contra a mulher, foram realizadas 142 diligências de policiamento ostensivo.

Mas a Operação Shamar não se limitou apenas à repressão. Também houve um foco especial na conscientização da sociedade, com ações direcionadas a crianças e adolescentes em escolas de 76 municípios do Tocantins. Foram ministradas 86 palestras, alcançando 9.629 jovens, com informações cruciais sobre a importância de não tolerar a violência doméstica. Essa abordagem visa criar uma base sólida para uma futura sociedade mais consciente e comprometida em combater esse problema.

Além disso, a Operação Shamar estendeu suas atividades às aldeias indígenas, com a colaboração da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai). As etnias Xerente, em Tocantínia; Krahô, em Itacajá; Karajá, em Lagoa da Confusão; e Javaé, na Ilha do Bananal, foram beneficiadas com palestras que visam a conscientização e a prevenção da violência.

Um dos pontos altos da operação foi o Dia D, realizado em 14 de setembro, com ações em todo o estado, incluindo o cumprimento de mandados de prisão e busca e apreensão, bem como palestras e blitz educativas. As equipes das Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher e de Vulneráveis (Deams e Deamvs) atuaram em 12 cidades, intensificando os esforços para combater a violência doméstica.

A Operação Shamar no Tocantins é uma iniciativa promovida pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), com coordenação do Sistema Integrado de Operações (Siop), vinculado à Superintendência de Segurança Integrada da Secretaria da Segurança Pública (SSI/SSP-TO). As instituições que se uniram nessa ação incluem a Secretaria da Segurança Pública, Polícia Militar, Secretaria da Cidadania e Justiça, Secretaria da Mulher e Secretaria dos Povos Originários e Tradicionais.

O sucesso da Operação Shamar é inegável, e o diretor do Siop, coronel da Polícia Militar Alon Amaral, ressaltou a importância do planejamento e da execução eficazes. "A Operação Shamar ficou marcada por excelente planejamento e execução por todas as forças de segurança envolvidas. Chegamos ao final, atingindo os objetivos, inclusive superando todas as atividades. O sucesso dessa operação se deve ao envolvimento de todas as forças de segurança nessa missão e só temos a agradecer a cada um que se empenhou ao longo da operação", destacou.

A Operação Shamar é um exemplo inspirador de como a união das forças de segurança e a conscientização da sociedade podem ser ferramentas poderosas na luta contra a violência doméstica. É um passo significativo em direção a um futuro em que todas as mulheres possam viver livres do medo e da violência em seus lares.

Fonte: Redação Tocnoticias

Veja também
Todas as Notícias