Tocantinópolis/TO

Polícia Militar Do Tocantins Se Une à Operação Paz Para Combater a Criminalidade

Data do post: 08/09/2023 10:36:09   Imprimir  -  Compartilhar

Divulgação PM TONo dia 1° de setembro deste ano, teve início a Operação Paz no Tocantins, uma iniciativa da Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP), do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), por meio do Programa Nacional de Enfrentamento das Organizações Criminosas. Essa operação abrange 12 estados da federação, e se estenderá até o dia 31 de dezembro. A Polícia Militar do Tocantins se une a essa força-tarefa que visa conter a criminalidade.

Além do Tocantins, fazem parte da Operação Paz os Estados do Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Pará, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro e Roraima. O objetivo central da operação é concentrar esforços para a realização de ações de inteligência, investigação, repressão e prevenção às ocorrências de Mortes Violentas Intencionais, visando à diminuição desses índices alarmantes.

Durante a Operação Paz, equipes de policiais realizarão ações integradas e coordenadas de inteligência, repressão e prevenção, envolvendo a atuação das Agências de Inteligência, Polícias Militares, Polícias Civis e Perícias Criminais. O foco será em localidades identificadas como mais vulneráveis e suscetíveis à prática de crimes com mortes violentas intencionais.

As estratégias incluem blitzes, bloqueios e abordagens a pessoas e veículos suspeitos, com o objetivo de combater o tráfico ilegal de armas de fogo, drogas, munições, explosivos, além de identificar pessoas com mandados de prisão em aberto, recuperar veículos furtados/roubados e conter a atuação de criminosos.

Já nos primeiros dias de atuação da Operação Paz, a Polícia Militar do Tocantins registrou resultados significativos. Na Quadra 603 Norte, em Palmas, dois homens, de 23 e 31 anos, foram presos, e um menor foi apreendido por envolvimento com o tráfico de drogas. A ação ocorreu na segunda-feira, 04 de setembro.

Os policiais receberam informações sobre atividades de tráfico de entorpecentes na Quadra 607 Norte enquanto realizavam um bloqueio na Avenida LO-12, na Quadra 403 Norte. Rapidamente, a equipe se deslocou ao local informado, onde visualizaram os suspeitos. Durante a abordagem, um dos homens tentou fugir, mas foi contido pela equipe. Na busca pessoal, os policiais encontraram uma porção de aproximadamente 35 gramas de substância análoga à maconha, além de R$ 45,00 em espécie e um smartphone.

Próximo a essa localidade, uma equipe do Pelotão de Trânsito e Apoio Motorizado (PTRAM) do 1º Batalhão (1° BPM) patrulhava pela Avenida LO 14 e avistou dois indivíduos, um dos quais dispensou um invólucro azul ao notar a presença policial. Suspeitando da situação, os policiais procederam à abordagem e busca pessoal, encontrando uma embalagem contendo 47 porções de substância análoga ao crack, pesando cerca de 10 gramas.

Em ambos os casos, os envolvidos foram conduzidos para a Central de Flagrantes da Polícia Civil, onde foram apresentados à autoridade policial e ficaram à disposição da justiça para os procedimentos legais necessários.

A Operação Paz representa um compromisso vigoroso da Polícia Militar do Tocantins e das demais instituições envolvidas na busca por um ambiente mais seguro e pacífico para a população, demonstrando a determinação em enfrentar a criminalidade e suas causas. A expectativa é de que os resultados positivos dessa operação continuem a beneficiar a comunidade ao longo dos meses restantes de sua vigência.

Fonte: Redação Tocnoticias

Veja também
Todas as Notícias