Tocantinópolis/TO

Delegação Do Tocantins Compete Na Etapa Regional Das Paralimpíadas Escolares 2023 Em Brasília

Data do post: 29/08/2023 23:46:00   Imprimir  -  Compartilhar

DivulgaçãoUma equipe composta por 74 integrantes, incluindo atletas, treinadores, intérpretes, fisioterapeutas e técnicos, da delegação do Tocantins partiu nesta terça-feira, 29, em direção a Brasília, para participar da aguardada etapa regional das Paralimpíadas Escolares 2023. O evento, promovido pelo Comitê Paralímpico Brasileiro, está marcado para ocorrer na capital federal, estendendo-se do dia 29 de agosto até 2 de setembro.

Nessa etapa regional, 48 paratletas do Tocantins estarão empenhados em competir em uma variedade de provas distribuídas em três modalidades: Atletismo, Natação e Bocha. Esses paratletas já conquistaram o status de campeões nos Jogos Estudantis Paradesportivos do Tocantins (Parajets), o que lhes concedeu a merecida vaga nessa fase mais ampla da competição.

Com a nona participação do Tocantins nas Paralimpíadas Escolares, o Estado busca estabelecer uma campanha histórica em 2023. A chefe da delegação, Keila Cristine Gonçalves, demonstrou sua confiança no desempenho dos atletas: "Nos Parajets, já tivemos uma mostra de como o nível dos nossos paratletas tem evoluído. Acompanhamos a rotina de treinamentos e acreditamos que nossos meninos e meninas voltarão com muitas vitórias."

Para os jovens paratletas, essa oportunidade não é apenas uma chance de competir, mas também de fazer conexões significativas. Aldaires Filho Sousa Borges, aluno da Escola Municipal Tiradentes em Araguanã, de apenas 11 anos, expressou sua empolgação com sua primeira participação nas Paralimpíadas Escolares: "Nem dormi direito, querendo chegar logo a hora de viajar de avião. Acho que vai ser muito legal, porque vou conhecer muitas pessoas. Vou dar o melhor de mim para ganhar muitas medalhas para o meu Estado."

Os destaques dessa etapa regional terão a honra de representar o Tocantins na etapa nacional das Paralimpíadas Escolares 2023, agendada para o mês de novembro, em São Paulo. Essa fase reunirá estudantes de todas as 27 unidades federativas do Brasil, promovendo não apenas a competição, mas também a inclusão e o espírito esportivo.

As atividades paradesportivas formam um pilar essencial da política de educação inclusiva do Governo do Tocantins. Com um foco nítido na promoção de oportunidades iguais, a rede estadual de ensino atende a mais de 8.000 estudantes com deficiências e altas habilidades. O compromisso com a inclusão também se estende às Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes), em colaboração com a Secretaria de Estado da Educação, enriquecendo ainda mais o desenvolvimento abrangente das pessoas com deficiência no Tocantins.

Fonte: Governo do Tocantins

Veja também
Todas as Notícias