Tocantinópolis/TO

Operação Shamar: Polícia Militar Intensifica Combate à Violência Contra a Mulher No Tocantins

Data do post: 29/08/2023 23:41:21   Imprimir  -  Compartilhar

DivulgaçãoNa sua segunda semana de atuação, a "Operação Shamar" está em pleno vigor, levando à frente uma série de ações coordenadas pela Polícia Militar do Tocantins com o intuito de combater a violência contra a mulher. Essa operação já alcançou nove municípios do estado, estabelecendo sua presença em 21 escolas e impactando diretamente 3.364 alunos com orientações sobre a importância de erradicar esse crime hediondo.

As cidades visitadas até o momento são Paraíso do Tocantins, Miracema do Tocantins, Guaraí, Pedro Afonso, Colinas, Goiatins, Araguaína, Xambioá, Tocantinópolis e Araguatins. Além disso, as áreas sul do estado e a região do Jalapão também estão incluídas no cronograma da operação, com a Polícia Militar engajada em ações educativas, preventivas, ostensivas e repressivas para enfrentar a violência contra a mulher.

Uma das principais vertentes da operação é a Patrulha Maria da Penha, que reconhece a importância vital de estabelecer uma rede de prevenção ao crime. O tenente-coronel Rodrigo Lacerda enfatizou que a meta é solidificar uma rede de proteção e suporte às mulheres vítimas de violência doméstica em cada cidade. Ele destacou que, para alcançar esse objetivo, é crucial fornecer conhecimento e a presença ativa da Polícia Militar, colaborando com os profissionais da rede de assistência, para oferecer acolhimento e prevenção efetiva, indo além de uma simples reação a atos de violência já ocorridos.

Além do trabalho educativo e preventivo, a Polícia Militar também tem respondido prontamente aos casos registrados. Recentemente, um homem de 34 anos foi preso em Pium sob suspeita de cometer ameaça, dano patrimonial e lesão corporal em um contexto de violência doméstica e familiar contra uma mulher, que é sua própria mãe. Essa ação exemplifica o compromisso da polícia em lidar de maneira rápida e eficaz com situações de violência contra a mulher.

O Comandante-Geral da Polícia Militar do Tocantins, coronel Márcio Antônio Barbosa, reforçou a necessidade de erradicar a violência desse tipo em todo o estado e ressaltou a importância da cooperação entre as forças de segurança para atingir esse objetivo. Ele também convidou a população a se unir a essa causa durante o "agosto lilás".

Essa "Operação Shamar" é uma iniciativa promovida pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), com o empenho do Governo do Tocantins em assegurar a atuação coordenada das forças de segurança do estado para erradicar a violência contra a mulher. A operação prosseguirá até o dia 15 de setembro, cobrindo todos os 139 municípios tocantinenses, inclusive com ações voltadas às aldeias indígenas na região de Formoso do Araguaia, sudoeste do Tocantins. Juntos, estamos lutando por um Tocantins mais seguro e justo para todas as mulheres.

Fonte: Redação Tocnoticias

Veja também
Todas as Notícias