Tocantinópolis/TO

Polícia Militar Do Tocantins Apresenta a Revista Científica

Data do post: 24/08/2023 14:36:27   Imprimir  -  Compartilhar

Divulgação PM TONa manhã ensolarada desta quinta-feira, 24, a Polícia Militar do Tocantins (PMTO) marcou um momento histórico ao lançar a sua tão esperada Revista Científica "Guardiões do Cerrado". O evento, realizado no Quartel do Comando Geral da PM, em Palmas, foi uma iniciativa da Diretoria de Ensino, Instrução e Pesquisa (DEIP), com o apoio de valiosas instituições parceiras.

A Revista Científica "Guardiões do Cerrado" nasce com um propósito claro: ampliar e dar visibilidade às contribuições científicas realizadas tanto por profissionais da própria instituição quanto por colaboradores externos. A DEIP, liderada pelo Tenente-Coronel PM Wellder Messias Cavalcante, expressa sua dedicação ao avanço da pesquisa e ao compartilhamento de conhecimento no âmbito da segurança pública.

A primeira edição desta revista on-line, que será publicada semestralmente, apresentará sete trabalhos científicos rigorosamente selecionados pelo Conselho Editorial. Este corpo de doutores experientes, especializados nas áreas de pesquisa abordadas pelo periódico, garante a qualidade e relevância das contribuições. Dentre os trabalhos escolhidos, cinco foram desenvolvidos em colaboração com membros da Corporação, tanto oficiais quanto praças.

Para acessar a Revista Científica "Guardiões do Cerrado", basta visitar o site oficial da PMTO (https://www.to.gov.br/pm). No menu principal, clique na aba "Institucional" e selecione a opção "Revista Guardiões do Cerrado". Você será redirecionado para o link da publicação, onde poderá explorar os trabalhos e descobertas apresentados.

Durante o evento, o Comandante-Geral da PMTO, coronel PM Márcio Antônio Barbosa, tomou medidas importantes para formalizar a revista. Ele assinou a portaria de criação da Revista "Guardiões do Cerrado", bem como a portaria designando o Tenente-Coronel PM Walter Ribeiro dos Santos como Editor-Chefe. A equipe editorial também foi nomeada, e destaque vai para a Professora Doutora Kyldes Batista Vicente, Pró-Reitora da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), que ocupará a posição de Editora-Assistente.

O Tenente-Coronel PM Wellder enfatizou a significância desse momento para a instituição, destacando que a revista estabelece um vínculo sólido entre as práticas de formação e a qualificação da Polícia Militar. Ele compartilhou: "Esta revista publiciza nossas práticas científicas e, da mesma forma, inspira nossos militares a produzirem novos trabalhos, sabendo que suas ideias e contribuições podem ser compartilhadas com um público mais amplo."

O Comandante-Geral, coronel Barbosa, agradeceu a presença das autoridades e a parceria de instituições de ensino, salientando que a revista reforça o compromisso da PMTO com abordagens policiais fundamentadas em pesquisa científica. Ele observou: "A Revista Científica Guardiões do Cerrado é uma iniciativa que busca tornar a atividade policial cada vez mais embasada cientificamente. Ela incentiva nossos policiais a se envolverem em pesquisas que explorem novas tecnologias, permitindo que nossos resultados no combate ao crime organizado sejam ainda mais eficazes."

A Revista Científica Guardiões do Cerrado é um veículo semestral que promove a disseminação de pesquisas e experiências interdisciplinares na área de Segurança Pública, abordando temas como polícia, saúde, educação, direito, sociologia e tecnologia. O evento de lançamento contou com a presença de diversas autoridades, entre elas o Secretário Extraordinário de Ações Governamentais e parcerias Público-Privadas, Deputado Estadual Moisemar Marinho, e diversos acadêmicos e profissionais renomados.

Essa iniciativa da PMTO representa um passo crucial na promoção do conhecimento e no desenvolvimento contínuo da instituição, demonstrando seu compromisso com a inovação e o avanço científico no campo da segurança pública.

Fonte: Redação Tocnoticias

Veja também
Todas as Notícias