Tocantinópolis/TO

Tocantins Transformando Vidas: Programa Mesa Farta Beneficia Agricultores Familiares Em Todo o Estado

Data do post: 24/08/2023 14:35:09   Imprimir  -  Compartilhar

DivulgaçãoO cenário rural do Tocantins está passando por uma transformação positiva graças ao Programa Mesa Farta, uma iniciativa inovadora desenvolvida pelo Governo do Estado em colaboração com a Secretaria da Agricultura e Pecuária (Seagro). Este programa visionário tem como foco a distribuição estratégica de sementes de frutas e hortaliças para os agricultores familiares locais, promovendo não apenas a geração de renda, mas também garantindo um abastecimento de alimentos saudáveis para as comunidades rurais do Estado.

Nesta emocionante segunda etapa do programa, que teve início neste ano de 2023, a Seagro já distribuiu um total de 11.500 kits de sementes de frutas e verduras para os agricultores familiares em todo o Estado. Estes kits são verdadeiros tesouros de produtividade, contendo uma variedade impressionante de sementes altamente produtivas. Alface, salsa, cebolinha, coentro, couve, jiló, maxixe, melancia, pepino, pimenta de cheiro, malagueta, pimentão, quiabo, tomate, abóbora, maracujá e mamão são algumas das sementes incluídas nos kits, proporcionando uma riqueza de diversidade agrícola.

Mas os benefícios não param por aí. Cada kit também inclui dois potes de adubo de três quilos cada, garantindo que o solo seja nutrido de maneira adequada para promover o crescimento saudável das plantas. A qualidade dessas sementes não apenas assegura a produção de alimentos mais nutritivos e saborosos, mas também abre portas para a comercialização dos produtos, possibilitando uma importante fonte de renda para as famílias agricultoras.

Geilson Barbosa, diretor de Agricultura Familiar da Seagro, enfatiza a importância do Programa Mesa Farta para o desenvolvimento sustentável das comunidades rurais. Ele ressalta que as sementes distribuídas são de alta qualidade produtiva, o que não apenas garante alimentos mais saudáveis para a população, mas também cria oportunidades concretas de geração de renda para inúmeras famílias de agricultores do Estado.

Já podemos sentir os resultados encorajadores dessa iniciativa. Agricultores como Dona Domingas Nascimento, de Tupiratins, estão colhendo os frutos do programa. Ela relata com alegria que já está vendendo os produtos provenientes das sementes distribuídas. Alface, cheiro verde, pepino, maxixe, jiló e outras verduras produzidas graças ao Programa Mesa Farta estão conquistando espaço nas feiras locais, proporcionando um aumento significativo em sua renda.

Luiz Ribeiro Martins, carinhosamente conhecido como Luizão, expressa sua gratidão pelo programa, observando que as sementes fornecidas pelo Governo do Tocantins têm sido uma bênção para os agricultores familiares. Ele destaca a importância desta ação governamental, que não apenas viabiliza a produção agrícola, mas também eleva a qualidade de vida nas comunidades rurais.

Além da distribuição de sementes, a Seagro também está promovendo a correção do solo para a próxima safra, distribuindo 55 mil toneladas de calcário para os produtores rurais. Essa ação é essencial para garantir que a terra esteja preparada para um cultivo saudável e produtivo na safra 2023/2024. Os agricultores podem solicitar o corretor do solo entrando em contato através do e-mail: agriculturafamiliar@seagro.to.gov.br.

O Tocantins está em movimento, transformando vidas e comunidades por meio do Programa Mesa Farta. Através da parceria entre o governo e os agricultores familiares, estamos testemunhando o poder de uma abordagem visionária para o desenvolvimento agrícola e econômico, proporcionando alimentos de qualidade e prosperidade para todos.

Fonte: Redação Tocnoticias

Veja também
Todas as Notícias