Tocantinópolis/TO

Operação Shamar Combate à Divulgação Não Consentida De Imagens Íntimas Em Augustinópolis

Data do post: 24/08/2023 14:31:59   Imprimir  -  Compartilhar

DivulgaçãoA 2ª Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher e Vulneráveis (Deamv) de Augustinópolis deu início à Operação Shamar, uma iniciativa vigorosa de combate à violência contra a mulher. A operação teve como foco a identificação e punição dos autores de crimes de divulgação de imagens de nudez sem o consentimento das vítimas, um ato que tem causado profundo constrangimento e sofrimento.

As vítimas desses lamentáveis episódios são adolescentes que confiaram em seus relacionamentos ao compartilhar vídeos íntimos, apenas para descobrirem que esses momentos particulares foram compartilhados sem piedade. A delegada Daniela Caldas, responsável pela Deamv de Augustinópolis, enfatizou que o alcance da punição deve incluir não apenas aqueles diretamente envolvidos na divulgação, mas também todos os que compartilharam essas imagens, disseminando a intimidade das vítimas.

As diligências realizadas em Ananás, como parte da Operação Shamar, resultaram em depoimentos de mais de 15 pessoas. A disseminação em grande escala desses materiais sensíveis causou um profundo constrangimento nas vítimas, tornando essencial que a Justiça seja feita. Os procedimentos estão em fase final, prestes a serem encaminhados para as instâncias judiciais competentes.

Reforçando seu compromisso com a proteção das mulheres e vítimas de violência, a Deamv de Augustinópolis não para por aí. Nesta quinta-feira, 24, a equipe está oferecendo apoio em Nazaré, conduzindo diligências para assegurar o cumprimento das medidas de proteção de urgência que foram emitidas no município.

A Operação Shamar, que está programada para continuar até o dia 15 de setembro, abrange todos os 139 municípios da região. Seu escopo envolve ações abrangentes, incluindo atividades educativas, preventivas, ostensivas e repressivas. Além disso, a operação visa ampliar as investigações de crimes de violência doméstica e feminicídio, reforçar as Delegacias da Mulher (Deams) e facilitar o atendimento especializado em várias localidades. A iniciativa também busca monitorar e avaliar os procedimentos instaurados e concluídos, prisões em flagrante, medidas protetivas solicitadas e outros indicadores relevantes relacionados à violência contra a mulher no Tocantins.

É crucial que iniciativas como a Operação Shamar persistam para erradicar a cultura de desrespeito e violência contra as mulheres, promovendo uma sociedade mais segura e igualitária para todos. O respeito à privacidade e à dignidade das vítimas deve sempre prevalecer, e a justiça deve ser a voz que fala mais alto.

Fonte: Redação Tocnoticias

Veja também
Todas as Notícias