Tocantinópolis/TO

Naturatins Responde a Denúncia De Envio Postal De Peixes Ornamentais

Data do post: 24/08/2023 14:23:21   Imprimir  -  Compartilhar

DivulgaçãoEm um acontecimento recente, a equipe de fiscalização ambiental do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) prontamente respondeu a uma denúncia de maus-tratos a animais envolvendo o envio de peixes ornamentais pelo serviço postal. O incidente ocorreu no Centro de Encomendas e Entregas (CEE) da Agência Central dos Correios em Palmas. Por meio de uma inspeção de amostragem aleatória utilizando tecnologia de raio-x, foi revelado que o conteúdo de um determinado pacote incluía um envio proibido de animais vivos. Dentro de uma caixa de papelão, foram encontrados sacos plásticos cheios de água, cada um contendo peixes ornamentais exóticos.

Após uma análise mais detalhada do pacote, os agentes ambientais descobriram uma descrição enganosa do conteúdo do pacote. O envio estava falsamente rotulado como "azul de metileno", um composto solúvel em água com aplicações farmacológicas. No entanto, após a realização de exames de raio-x e a abertura da embalagem, os fiscais encontraram sete sacos plásticos contendo peixes ornamentais exóticos, especificamente das espécies Betta e Guppy.

Cândido José dos Santos Neto, o Gerente de Fiscalização Ambiental, enfatizou que esse tipo de envio postal é estritamente proibido. O transporte de animais vivos deve ser realizado apenas por empresas autorizadas, usando veículos adequados equipados com controle de temperatura adequado e acesso a alimentação. "Os animais foram enviados em 14 de agosto, provenientes de Moju, Pará, com destino a Pedro Afonso. Eles foram interceptados na terça-feira, dia 22, no CEE dos Correios na Capital", explicou Cândido José, destacando os detalhes do incidente.

"Os peixes estavam inadequadamente embalados, sem alimentação e sem renovação adequada de oxigênio. Durante a inspeção, uma fêmea Guppy foi encontrada sem vida. O envio, com informações enganosas, não continha uma nota fiscal adequada, guia de transporte ou qualquer documentação que comprovasse a origem dos peixes", concluiu Cândido José. Ele ainda mencionou que a equipe de fiscalização ambiental havia identificado o destinatário e estava buscando ativamente mais informações sobre o remetente.

Como consequência desse incidente, foi emitida uma multa de R$ 3.500 por maus-tratos aos animais, e um termo de apreensão dos peixes foi emitido. Posteriormente, os peixes foram doados para uma empresa especializada em aquarismo, garantindo os cuidados necessários e a destinação adequada.

Esse incidente serve como um lembrete da importância do transporte responsável de animais e do tratamento ético. O Instituto Natureza do Tocantins permanece comprometido em proteger o bem-estar dos animais e em fazer cumprir regulamentos que preservem nosso ambiente e seus habitantes.

Fonte: Redação Tocnoticias

Veja também
Todas as Notícias