Tocantinópolis/TO

Marinha Do Brasil Intensifica Fiscalização Nos Rios Do Tocantins Durante a Temporada De Veraneio

Data do post: 09/06/2023 13:19:00   Imprimir  -  Compartilhar

Divulgação Marinha do BrasilA Marinha do Brasil iniciou nesta sexta-feira (9) a "Operação Verão NAVSEG: você conectado a uma navegação segura" no estado do Tocantins. Com duração até o dia 7 de agosto, essa ação tem como objetivo intensificar a fiscalização e a Inspeção Naval nas praias de água doce, que ficam lotadas durante a temporada de veraneio. Durante esse período, serão verificadas a regularidade das embarcações e a habilitação dos condutores, visando garantir a segurança de todos.

Fiscalização rigorosa e inspeções detalhadas:

A Capitania Fluvial do Araguaia-Tocantins mobilizou cinco equipes que atuarão em vários municípios do estado. As inspeções terão início nas rampas de acesso aos locais e seguirão nos rios e lagos, abrangendo todas as áreas de navegação. O capitão dos Portos do Araguaia-Tocantins, Artur Roberto, explica que serão verificadas as condições de habilitação, o registro das embarcações e o cumprimento das regras de navegação, incluindo a presença dos materiais de salvatagem necessários.

Teste do bafômetro e verificação de documentos:

Durante as fiscalizações, as equipes utilizarão o teste do bafômetro sempre que necessário para verificar o nível de alcoolemia dos condutores. Além disso, serão exigidos os documentos adequados para cada tipo de embarcação e condutor. A Carteira de Habilitação de Amadores (CHA) será verificada para quem estiver conduzindo embarcações de esporte e recreio, enquanto os condutores de motoaquática deverão apresentar a habilitação específica, conhecida como Motonautas. Para aqueles que estiverem conduzindo embarcações para transporte de passageiros, será exigida a Caderneta de Inscrição e Registro (CIR). Haverá também inspeções nos coletes salva-vidas, na capacidade máxima de transporte de pessoas e/ou cargas, bem como no Título de Inscrição da Embarcação (TIE).

Importância da fiscalização durante a temporada de praias:

O capitão Artur Roberto destaca que o período de praias aumenta consideravelmente o transporte de passageiros e materiais, tornando essas inspeções ainda mais relevantes. Embora as fiscalizações ocorram ao longo do ano, elas se intensificam nessa época devido ao grande fluxo de pessoas. Garantir a segurança dos usuários e a conformidade com as normas de navegação é fundamental para prevenir acidentes e preservar vidas.

Campanha "Travessia Segura":

Durante os dias 07 a 16 de julho, a Marinha realizará a segunda fase da campanha "Travessia Segura", com foco na fiscalização das balsas. Durante esse período, serão oferecidas orientações e palestras aos tripulantes e usuários desses serviços, visando promover a segurança nas travessias.

A "Operação Verão NAVSEG: você conectado a uma navegação segura" da Marinha do Brasil no estado do Tocantins é uma iniciativa crucial para garantir a segurança durante a temporada de veraneio. Com a intensificação da fiscalização nos rios e lagos, a regularidade das embarcações e a habilitação dos condutores serão verificadas de forma minuciosa. Além disso, serão realizadas inspeções nos materiais de salvatagem, capacidade de transporte e documentos obrigatórios.

Essas ações visam proteger os usuários das embarcações e prevenir acidentes que possam ocorrer devido ao aumento significativo do fluxo de passageiros e materiais durante as praias. É fundamental que todos os condutores cumpram as regras de navegação e estejam devidamente habilitados, garantindo assim a segurança de todos.

A campanha "Travessia Segura" também desempenha um papel importante ao oferecer orientações e palestras aos tripulantes e usuários de balsas, promovendo a conscientização sobre a segurança nas travessias.

A Marinha do Brasil disponibiliza canais de comunicação para o envio de eventuais denúncias, demonstrando o compromisso em garantir a segurança e o bem-estar dos navegantes. Por meio dos telefones (63) 3216-1715 e 185, além do canal 16 do rádio VHF, é possível relatar qualquer irregularidade ou situação que exija a atuação da Marinha.

Portanto, a "Operação Verão NAVSEG" demonstra o comprometimento da Marinha do Brasil em assegurar uma navegação segura nos rios do Tocantins durante a temporada de veraneio. Ao intensificar a fiscalização e realizar inspeções detalhadas, a Marinha busca proteger a vida e a integridade dos navegantes, promovendo um ambiente seguro e agradável para todos que desfrutam das belezas naturais da região.

Fonte: Redação Tocnoticias

Veja também
Todas as Notícias