Tocantinópolis/TO

Projeto Foco No Fogo Inicia Visitas Da Etapa De Prevenção Nesta Segunda-Feira, 29

Data do post: 26/05/2023 20:30:43   Imprimir  -  Compartilhar

Governo do TocantinsO projeto Foco no Fogo está pronto para iniciar a temporada de prevenção contra incêndios florestais. A partir desta segunda-feira, 29, equipes do projeto estarão visitando cinco municípios e percorrendo cerca de 80 propriedades por dia. Essa etapa de visitas in loco começará em Monte do Carmo, onde as equipes se reunirão na Câmara Municipal às 7h30.

Nesta edição do projeto, serão realizadas palestras nas escolas simultaneamente às visitas. O município de Paraíso sediará as palestras a partir de quarta-feira, 31, seguido por Porto Nacional no dia 1° de junho. Essa abordagem visa alcançar os jovens e crianças, que são a nova geração responsável por levar adiante as informações e promover mudanças significativas.

A expectativa é de que aproximadamente 50 municípios sejam visitados ao longo deste ano, com uma média de cinco cidades por semana. Estima-se que cerca de 80 propriedades sejam alcançadas diariamente. A seleção dos municípios a serem visitados prioriza aqueles que registraram maior incidência de queimadas, além daqueles que solicitaram a presença da ação de prevenção.

O secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Marcello Lelis, enfatizou a importância dessa estratégia de priorização. Ele afirmou: "Nesse início, a estratégia será priorizar municípios onde foi registrada a rota do fogo, com maiores áreas queimadas. Na sequência, prosseguir visitando aqueles municípios que estão solicitando presença da ação de prevenção, mesmo não tendo registrado grande índice de queimada".

Além das visitas in loco, o projeto Foco no Fogo busca inovações para ampliar a conscientização e educação ambiental. Em parceria com a empresa Agif (Agência para a Gestão Integrada de Fogos Rurais), está em andamento um Protocolo de Intenções entre Brasil e Portugal. A proposta é trocar experiências em Educação Ambiental, incluindo o envio de vídeos educativos com conteúdo sobre queimadas para crianças, visando promover a interação enquanto ensina. Também serão realizadas apresentações de cordel, visando manter a atenção das crianças durante as atividades.

O projeto Foco no Fogo inicia sua etapa de prevenção com visitas in loco a partir desta segunda-feira, 29. Durante toda a semana, equipes percorrerão cinco municípios, alcançando cerca de 80 propriedades por dia. Além das visitas, palestras serão realizadas nas escolas, com foco em crianças e jovens, visando conscientizá-los sobre a importância da prevenção de incêndios florestais.

Com a priorização de municípios que registraram maior incidência de queimadas e atendendo também às solicitações de prevenção, o projeto busca abordar as áreas mais afetadas e aquelas que podem se beneficiar das ações de conscientização. Além disso, o projeto busca inovações, como a parceria com a Agif para troca de experiências em Educação Ambiental, incluindo o envio de vídeos educativos e a realização de apresentações de cordel.

A quantidade de propriedades e pessoas alcançadas dependerá da rota e das equipes envolvidas, mas o objetivo é cobrir aproximadamente 50 municípios ao longo do ano, com uma média de cinco cidades visitadas por semana. Essa iniciativa visa não apenas a prevenção de incêndios, mas também a promoção de mudanças significativas por meio da conscientização das gerações futuras.

A ampliação do registro de propriedades e pessoas alcançadas, por meio de uma nova versão do aplicativo utilizado pelo projeto, agilizará o processo de coleta de informações e permitirá uma melhor avaliação do impacto das ações de prevenção. Além disso, a realização de palestras nas escolas possibilitará a conscientização de um público mais jovem, contribuindo para a formação de uma geração engajada na preservação ambiental.

Em suma, o projeto Foco no Fogo inicia sua etapa de prevenção com visitas e palestras nas escolas, priorizando municípios com maior incidência de queimadas e buscando a conscientização das gerações futuras. Com o apoio de diferentes instituições, o projeto pretende alcançar um grande número de propriedades e pessoas, fortalecendo assim a proteção ambiental e a saúde da população.

Fonte: Governo do Tocantins

Veja também
Todas as Notícias