Tocantinópolis/TO

Luzinópolis: Funcionários com Contratos Temporários Foram Convocados Pela Gestão a Participar de Alvorada em Alusão aos 29 Anos da Cidade

Data do post: 26/05/2023 16:05:42   Imprimir  -  Compartilhar

foto divulgaçãoNeste dia 26 de maio, a cidade de Luzinópolis completa 29 anos de emancipação política. Para celebrar essa data especial, uma extensa programação foi planejada, começando logo às 05 horas da manhã com uma alvorada. No entanto, a convocação para garantir a participação nesse evento foi marcada por constrangimentos para os funcionários com contratos temporários da prefeitura.

A convocação foi realizada por meio das redes sociais, onde alguns funcionários chegaram a postar em seus Status/Stories a obrigatoriedade de comparecerem à alvorada. Essa convocação humilhante, exposta publicamente, expôs a necessidade desses servidores de participarem para garantir sua permanência no cargo. Além de terem que acordar muito cedo, eles também tiveram que divulgar a convocação.

No entanto, após a gestão percebe o equívoco dessa divulgação, as postagens foram imediatamente apagadas e a convocação continuou sendo feita apenas em caráter privado para cada um dos contratados. Nossa redação recebeu alguns prints que mostram o chamado constrangedor feito na noite do dia 25 de maio, véspera do aniversário da cidade, por exemplo, a diretora da creche do município, Andreia Gonçalves Rodrigues, postou: "Boa Noite! O prefeito João Português convoca todos os contratados para estarem presentes na alvorada amanhã. Grata pela atenção."

Outra funcionária contratada, chamada Lili, que exerce a função de Auxiliar de Serviços Gerais no CRAS da cidade e é sobrinha da esposa do vice-prefeito Nêgo Marcos, replicou a convocação em seu status, onde ela própria também seria obrigada a participar.

Segundo informações repassadas pelos próprios funcionários contratados a alvorada aconteceu normalmente com a participação maciça dos servidores temporários que estavam sendo filmados e vigiados por outros funcionários do alto escalão para averiguarem posteriormente se alguém faltou. Assista ao vídeo da alvorada clicando aqui!

Infelizmente, essa prática de usar contratados para aumentar o volume de participantes em eventos das prefeituras é um hábito comum e amplamente utilizado por prefeitos em todo o Brasil. A maioria desses gestores parece abominar concursos públicos, pois a contratação de funcionários temporários fortalece sua base de apoio para se reelegerem ou para que seus sucessores se mantenham no poder.

A convocação humilhante dos funcionários com contratos temporários de Luzinópolis evidencia uma prática comum utilizada por prefeitos em todo o país. O uso desses contratados para aumentar o volume de participantes em eventos da prefeitura fortalece a base política desses gestores, muitas vezes em detrimento da realização de concursos públicos.

Os concursos públicos desempenham um papel fundamental na construção de uma administração pública eficiente, transparente e imparcial. Eles garantem o acesso igualitário às oportunidades, valorizando os servidores com base em critérios objetivos e contribuindo para o desenvolvimento do país. Por meio desses processos seletivos, é possível selecionar profissionais qualificados, promovendo a meritocracia e estimulando a excelência no serviço público.

Além disso, os concursos públicos proporcionam estabilidade e desenvolvimento profissional para os servidores, permitindo o aprimoramento contínuo e a capacitação necessária para enfrentar os desafios do cargo.

Portanto, é fundamental que os gestores públicos valorizem e priorizem a realização de concursos públicos, garantindo a imparcialidade, transparência e eficiência na administração. Dessa forma, fortalecem-se as instituições, promove-se a igualdade de oportunidades e assegura-se um serviço público de qualidade, em benefício de toda a sociedade.

Fonte: Redação do Tocnoticias

Veja também
Todas as Notícias