Tocantinópolis/TO

Polícia Civil Participa Da Campanha Faça Bonito e Visita Escolas De Municípios No Interior Do Tocantins

Data do post: 19/05/2023 10:18:19   Imprimir  -  Compartilhar

Secretaria de Segurança PublicaVisitas ocorrem em duas escolas do distrito de Canabrava em Arraias nessa quinta-feira, 18.

A Polícia Civil do Tocantins está participando ativamente da Campanha Nacional Faça Bonito, que visa o combate à violência sexual contra crianças e adolescentes e que está sendo realizada em todo o Brasil. Nessa quinta-feira, 18, uma equipe da 105ª Delegacia de Arraias esteve em duas escolas do distrito de Canabrava, município de Arraias, onde a delegada Melícia Ganzaroli de Ávila falou sobre o tema com os estudantes das duas unidades escolares.

Inicialmente, a equipe da 105ª DP esteve no CMED Ciriaca e posteriormente na Escola Estadual Professora Zulmira Magalhães de Arraias, onde a delegada conversou com os estudantes e falou sobre o trabalho da Polícia Civil no combate aos crimes contra a dignidade sexual e também deu dicas sobre como os alunos podem identificar situações de perigo com relação ao tema.

Na oportunidade, a delegada Melicia também abordou sobre a origem do dia 18 de maio que é considerado o Dia Nacional de Combate a Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes e falou ainda sobre o caso da menina Araceli Cabrera Crespo, que tinha apenas oito anos quando desapareceu da casa de seus pais, no dia 18 de maio de maio do ano de 1973, no estado do Espírito Santo, sendo que seu corpo foi encontrado carbonizado alguns dias depois.

Assim, desde o ano 2000, o dia 18 de maio passou a ser data alusiva ao combate a esse tipo de violência, em homenagem a Araceli que desapareceu nesse dia, há exatos 50 anos.

“Durante essas ações sociais, relembramos um fato trágico que foi o desaparecimento e morte da menina Araceli e reforçamos o comprometimento da Polícia Civil em buscar meios que garantam a proteção de todas as nossas crianças e adolescentes”, pontuou a delegada.

A delegada Melicia esteve no Centro Municipal de Educação Básica Ciriaca, onde novamente falou com as crianças que estudam no local, sobre os tipos de abusos e explorações sexuais, fornecendo dicas de como identificar e também relatar situações de abusos.

Nas duas unidades educacionais, a delegada fez questão de frisar o compromisso da Polícia Civil na proteção das crianças e adolescentes do Tocantins para que possam crescer saudáveis e longe de perigos e abusos. Ela também ressaltou o fato de estarmos no Maio Laranja, que é o mês totalmente dedicado às ações que tenham por objetivo erradicar a violência sexual contra as crianças e adolescentes do Brasil.

“Ações como as realizadas hoje nos enchem de orgulho, uma vez que estamos falando com um público que está em constante transformação tanto física quanto mental e precisa ser protegido, acolhido e ter a certeza de que poderão chegar à idade adulta, cientes de seu papel na sociedade como cidadãos de bem e sem nenhum trauma em virtude abuso ou violência. Desse modo, a Polícia Civil do Tocantins cumpre um papel de polícia cidadã que sempre está perto e atuando com ações preventivas em prol do bem estar e do futuro de nossas crianças”, destacou a autoridade policial.

Fonte: Secretaria de Segurança Publica

Veja também
Todas as Notícias