Tocantinópolis/TO

Na Agrotins 2023, Técnicos Do Ruraltins Orientam Sobre a Multiplicação De Mudas De Mandioca Em Pequenas Áreas

Data do post: 19/05/2023 10:14:48   Imprimir  -  Compartilhar

AgrotinsAlém do baixo custo, técnica é alternativa para variedade de produção comercial com melhor qualidade e sanidade dessas mudas para o plantio.

O cultivo de mandioca é uma das vitrines apresentadas pelo Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins) na Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins 2023). Com o tema Compliance no Agro, a Feira ocorre de 16 a 20 de maio, Parque Agrotecnológico Engenheiro Agrônomo Mauro Medanha, em Palmas.

A estufa, bem como a área de maniveiros instaladas na Agrotins visam apresentar ao produtor tecnologia e práticas de manejo para o bom cultivo de mandioca, uma das principais culturas da agricultura família no Estado.

As orientações são conduzidas pelos extensionistas, o técnico em agropecuária e acadêmico em Agronomia, João José Ribeiro; e o engenheiro agrônomo, José Gomes.

"Aqui a gente está apresentando a produção de mudas e a multiplicação pensando na redução custos, bem como na inovação tecnológica. Na multiplicação de gemas de manivas de mandioca, o uso de copos descartáveis otimiza a produção do pequeno agricultor da Agricultura Familiar e oferece condições dele formar seu próprio maniveiro e não depender de comprar muda fora, e sim formar sua própria maniva para produção de sua lavoura de mandioca. Ainda com a vantagem de  multiplicar uma única gema de mandioca em até 5 e 6 vezes mais do que quando é plantada de forma convencional com aproveitamento de espaço", explicou João.

José Gomes acrescentou que dentro desse trabalho de multiplicação rápida tem ainda os benefícios de variedades de produção para comercialização com melhor qualidade e também a garantia de sanidade dessas mudas para o plantio.

Fonte: Agrotins

Veja também
Todas as Notícias