Tocantinópolis/TO

Conselho De Políticas Culturais Do Tocantins Elege Nova residente

Data do post: 18/05/2023 21:18:50   Imprimir  -  Compartilhar

Governo do TocantinsCerca de 40 pessoas participaram nesta quinta-feira, 18, da 5ª reunião ordinária do Conselho de Políticas Culturais do Tocantins (CPC-TO), que teve entre as pautas do encontro, a eleição para os cargos de presidente e vice-presidente para o biênio 2022-2024, que estavam vagos desde dezembro de 2022. Na ocasião, a conselheira representante da sociedade civil Valéria Picanço foi eleita presidente com 12 votos e a superintendente de Fomento e Incentivo à Cultura, da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), Kátia Maia Flores, foi eleita para ocupar a vice-presidência.

Presente à reunião, o secretário de Estado da Cultura, Tião Pinheiro, comentou sobre a força e a riqueza da cultura tocantinense, e reforçou a importância do papel do conselho, afirmando que todos devem ter um mesmo norte: a cultura. “Desejo sucesso para o conselho e para a cultura do Tocantins. Todos os membros da Secretaria da Cultura estão muito animados para trabalhar em conjunto. O CPC é um braço da cultura. É muito importante, além do ambiente favorável da União e do Estado, ter um conselho forte e representativo. Esse cenário é altamente favorável para que a gente possa ter uma cultura com o tamanho que o Tocantins merece”, concluiu.

Em sua apresentação, a presidente eleita, Valéria Picanço, arquiteta e professora adjunta da Universidade Federal do Tocantins, colocou entre suas propostas trabalhar de forma séria e organizada pela cultura do Estado, junto a todos os membros do CPC, além de defender e trabalhar pelo fortalecimento do Fundo Estadual de Cultura; estimular as câmaras a apresentarem projetos exequíveis, que façam diferença para a sociedade tocantinense; estreitar laços com o Governo Estadual e Federal. “Eu realmente acredito que a gestão atual vai fazer uma diferença muito grande nessa parceria do conselho com a atual Secretaria de Estado da Cultura”, ressaltou. Valéria Picanço concorreu com o conselheiro Cleison Nunes, titular da Câmara Setorial de Cultura Tradicional, que recebeu dois votos.

Além da eleição, os conselheiros discutiram outras pautas do setor cultural, entre elas, as leis Paulo Gustavo e Aldir Blanc 2, os informes do edital de cadastro de artistas, profissionais de arte e cultura do Tocantins, entre outros.

O Conselho

Formado por 28 membros titulares e 28 membros suplentes, o Conselho de Políticas Culturais do Tocantins (CPC-TO) é parte do Sistema Estadual de Cultura, tendo uma composição paritária entre o poder público e a sociedade civil. 

Fonte: Governo do Tocantins

Veja também
Todas as Notícias