Tocantinópolis/TO

Polícia Militar Do Tocantins Dá Início à Construção Do Pavilhão De Saúde No Quartel Do Comando Geral, Em Palmas

Data do post: 03/05/2023 00:01:43   Imprimir  -  Compartilhar

PM TOCom mais de 1.000m² (mil metros quadrados) e quatro etapas de execução, a obra contará com recursos captados do Fundo Nacional de Segurança Pública (FNSP).

A Polícia Militar do Estado Tocantins, realizou na manhã desta terça-feira, 02, o lançamento da primeira etapa da obra do Pavilhão de Saúde no Quartel do Comando Geral, em Palmas. Assim que for concluído, a nova estrutura abrigará a gestão administrativa realizada pela Diretoria de Saúde e Promoção Social (DSPS) e oferecerá atendimentos de saúde coletiva atualmente realizados em três espaços físicos: QCG, Centro Integrado de Reabilitação e Reintegração (CIRR) e Centro de Atenção Integral a Saúde do Policial Militar (CAISPM).

A solenidade contou com a presença de diversas autoridades civis e militares, entre elas o Comandante Geral da PMTO, Cel QOPM Márcio Antônio Barbosa de Mendonça, o Secretário de Segurança Pública do Estado do Tocantins, Wlademir Costa Mota Oliveira e a Superintendente de Segurança Integrada, Dra. Maria de Fátima Holanda Cavalcante Ubaldo Monteiro Barbosa.

O Diretor de Saúde e Promoção Social da PMTO, Cel QOPM Júlio Manoel da Silva Neto, destacou a importância da atuação do quadro de saúde da instituição durante a pandemia de Covid e mais recentemente na Operação Canguçu, onde foi montada uma base médica de pronto atendimento aos militares no local do cerco, ação considerada referência para outras instituições que lá estão atuando.

Durante a cerimônia, o Secretário de Segurança Pública do estado do Tocantins, Wlademir Costa Mota Oliveira, afirmou que a captação de recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública (FNSP) foi fundamental para se vislumbrarem novos investimentos na área de saúde na PMTO. “É uma grande honra saber que o dinheiro do FNSP hoje tem um destino próprio, que é a construção desse bloco de saúde”, disse o Secretário de Estado, complementando ainda sobre a importância do profissional de saúde nas forças de segurança, “há uma necessidade por que há peculiaridade. Vivemos sob tensão diariamente, prova disso é o pessoal que está na Operação Canguçu, há dias, sob uma tensão enorme. Vivemos todos os dias fatos no combate à violência que nos leva ao estresse e que se não tiver o apoio da saúde, não conseguimos desempenhar nossas funções”.

O Comandante Geral da PMTO, Coronel Barbosa, destacou a necessidade de a instituição proporcionar o suporte para o policial militar desempenhar seu papel constitucional. “Temos que proporcionar condições ideais, logística e todo o apoio necessário, e nesse ponto, assim como vários outros, cita-se o setor de saúde que é muito importante com todas suas especialidades”.

“Essa obra que aqui está, chega para nós em um momento muito importante. Temos bons profissionais, temos uma Fundação (Pró-Tocantins) que nos auxilia na compra de materiais e outros insumos e passaremos agora a ter um espaço adequado. Isso fecha um ciclo, onde poderemos continuar a oferecer um serviço de qualidade”, enfatizou o Comandante Geral.

A construção do novo bloco de saúde da PMTO será executada em quatro etapas e após finalizada, terá mais de 1.000m² (mil metros quadrados). Tendo aporte de recursos do FNSP, para esta primeira etapa da obra, foram destinados um montante de R$ 855.047,63 (oitocentos e cinquenta e cinco mil, quarenta e sete reais e sessenta e três centavos).

DSPS

O Serviço de Saúde da PMTO é coordenado pela DSPS desde 2001 e presta atendimento à Policiais e Bombeiros Militares ativos e inativos, bem como seus dependentes. No ano de 2022 registrou em todo estado mais de 50 mil atendimentos, entre consultas médicas e demais serviços, sendo:

17.436 atendimentos de enfermagem;

11.189 atendimentos odontológicos;

8.410 consultas médicas;

6.684 atendimentos de fisioterapia;

10 (dez) mil atendimentos nas demais especialidades: psicologia, fonoaudiologia, psiquiatria, nutrição, serviço social e educação física.

Fonte: PM TO

Veja também
Todas as Notícias