Tocantinópolis/TO

Adapec Realiza Monitoramento De Pragas Quarentenárias Em Unidades De Produção De Fruticultura

Data do post: 26/04/2023 16:08:02   Imprimir  -  Compartilhar

AdapecAo todo, são mais de 100 propriedades monitoradas em todo o Estado

Com o objetivo de manter o Tocantins com o status fitossanitário sem ocorrência das pragas quarentenárias presentes, que atacam as espécies do gênero citrus (laranja, limão, tangerina e lima ácida tahiti) e outras frutas, a Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) está concluindo o monitoramento para detecção das pragas: Cancro Cítrico, HLB e Pinta Preta, essa última foi detectada em 2022, em uma propriedade rural, em Tocantinópolis, onde é feito levantamento para evitar dispersão.

Os monitoramentos têm atenção especial nos dois polos de fruticultura tocantinense: o Projeto de Irrigação Manuel Alves, na região sudeste; e o Projeto Irrigado São João, no município de Porto Nacional. Também foi realizada em cerca de 100 propriedades rurais que produzem frutas no Estado, comercial e não comercial.

“Esses levantamentos fazem parte do controle de pragas na fruticultura e é uma das exigências do Mapa [Ministério da Agricultura e Pecuária]. Por isso, iniciamos em março e estamos concluindo agora esse monitoramento em todo o Estado, para mantermos, junto ao Mapa, o status fitossanitário sem ocorrência destas pragas, que possuem restrições comerciais”, destacou o responsável técnico pelo Programa de Fruticultura, Helcids de Sá Reis.

É importante destacar que como muitas frutas produzidas no Tocantins são comercializadas para fora do Estado, é necessário que as cargas sejam acompanhadas da Permissão de Trânsito Vegetal (PTV) e para emissão desse documento as frutas devem ser livres dessas pragas.

Pragas quarentenárias

Uma praga de importância econômica, onde ainda não está presente, ou, quando presente, não se encontre amplamente distribuída e está sob controle oficial.

Fonte: Adapec

Veja também
Todas as Notícias