Tocantinópolis/TO

Tocantins Realiza Vigilância Sorológica e Clínica De Suínos Em Propriedades Rurais

Data do post: 20/04/2023 18:17:19   Imprimir  -  Compartilhar

AdapecAção visa manter o status, do Estado, de livre da Peste Suína Clássica.

A Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) está realizando, vigilância sorológica e clínica em suínos nas modalidades de criações de comercial local e tecnificadas em 127 propriedades de 73 municípios do Tocantins. Esta ação faz parte do Plano Integrado de Vigilância de Doenças dos Suínos que teve início no mês de abril e segue até 31 de maio.

Segundo a responsável técnica pelo Programa Estadual de Suínos, Regina Gonçalves Barbosa, as propriedades foram selecionadas considerando o risco para a introdução de doenças como a Peste Suína Clássica (PSC). “Nas propriedades selecionadas, as colheitas são feitas de 5 a 20 animais, dependendo do tamanho do rebanho e, após a colheita, as amostras são encaminhadas para um laboratório credenciado com o Mapa [Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento] que fará as análises laboratoriais”, explicou Regina Barbosa.

O Tocantins possui status internacional de zona livre da PSC e, de acordo com a Adapec, este trabalho de vigilância e de colheita sorológica, que está sendo feito pela Agência, representa a principal atividade para demonstrar que o Estado continua livre dessa doença, importante ferramenta em saúde animal, que permite a comprovação da ausência dessa doença no rebanho suíno e permite a detecção precoce de doenças, facilitando o controle e a erradicação. Esta é uma das exigências da Organização Mundial da Saúde Animal (OIE) para certificação e manutenção de zonas livres de doenças.

O presidente da Adapec, Paulo Lima, solicitou aos produtores rurais que tiveram suas propriedades selecionadas para o estudo para que recebam os inspetores e os técnicos da Agência e colaborem com a ação. “Este inquérito é importante para a cadeia produtiva da suinocultura no Estado, para que possamos manter o status de zona livre internacional da PSC, e assim, continuarmos crescendo e gerando renda neste setor produtivo,” destacou.

Fonte: Adapec

Veja também
Todas as Notícias