Tocantinópolis/TO

Tocantins Fica Entre Os Três Estados Da Região Norte Que Mais Geraram Empregos Em Fevereiro

Data do post: 31/03/2023 09:46:06   Imprimir  -  Compartilhar

Governo do TocantinsCaged aponta crescimento de 77,50% na geração de emprego de janeiro para fevereiro.

De acordo com os últimos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego o estado do Tocantins registrou em fevereiro 10.418 admissões e 8.533 desligamentos o que resulta em um saldo de 1.885 novos empregos, no referido mês. Este dado deixa o Tocantins entre os três estados que mais geraram empregos na Região Norte do Brasil no período. Em primeiro lugar figura o Pará, seguido por Rondônia.

Para o secretário do Trabalho e Desenvolvimento Social do Tocantins, Jonis Calaça, os esforços conjuntos do Governo do Estado tem garantindo a empregabilidade crescente. “Temos visto investimentos estaduais em diferentes áreas além dos incentivos fiscais. Aliado a isso a Setas tem apoiado trabalhadores e empresários para garantir que os novos empregos sejam ocupados pelos tocantinenses”.

Setores da economia que mais geraram empregos

Outro dado positivo apontado pelo Caged foi o crescimento de 77,50% na geração de emprego de janeiro para fevereiro.  Os setores da economia que mais se destacaram foram a agricultura, pecuária, produção florestal, pesca e agricultura com saldo de 607 postos abertos, seguido por comércio, reparação de veículos automotores e motocicletas com saldo de 390 postos e transporte, armazenagem e correio com 290 novos postos de trabalho abertos.

Na capital do Estado, Palmas, foram registrados 467 novos postos de empregos. Em Araguaína foram 169 novos postos de empregos e em seguida Lagoa da Confusão com 114 postos de empregos gerados.

 Caged

O Caged é um registro administrativo da Secretaria do Trabalho do Ministério da Economia que mede a quantidade de admissões e demissões de funcionários formais.

A equipe de gestão do Sine Tocantins monitora e avalia mensalmente os dados do Caged e associados a eles outras bases de dados como a Pesquisa Nacional por Amostra e Domicílio (Pnad) e a Base de Gestão da Intermediação de Mão de Obra (BGIMO). Subsidiadas por essas pesquisas são traçadas diretrizes para a atuação do sistema em seus 11 postos espalhados estrategicamente pelo Estado. O objetivo final desse esforço é diminuir a distância entre quem oferece e quem procura o emprego.

 Painel de vagas

Para conferir, diariamente, a oferta de vagas nos 11 postos do Sine Tocantins acesse o site da Setas, https://setas.to.gov.br/vagas-de-emprego.

Além do atendimento presencial os trabalhadores interessados em concorrer às vagas podem acessar o Aplicativo Sine Fácil, seguindo o passo a passo no https://setas.to.gov.br/trabalho/passo-a-passo-aplicativo-sine-facil; ou buscar as unidades do Sine pelo  telefone convencional. Os números podem ser acessados no site da Setas https://setas.to.gov.br/vagas-de-emprego/contatos-do-sine-tocantins-/

Fonte: Governo do Tocantins

Veja também
Todas as Notícias