Tocantinópolis/TO

Saúde Apresenta Plano Para Reestruturação Da Rede De Atenção Psicossocial

Data do post: 31/03/2023 09:35:36   Imprimir  -  Compartilhar

Objetivo é apontar os vazios assistenciais nas regiões de saúde e propor novos serviços para atendimento da população.

Dentro da política de assistência em saúde integral à população usuária do Sistema Único de Saúde (SUS), a  Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) apresentou os Planos de Ação da Rede de Atenção Psicossocial (RAPs), das regiões macroregião centro sul e da macrorregião norte do Tocantins. Os objetivos são dimensionar os vazios assistenciais; propor novos pontos da Rede de Atenção Psicossocial e definir e organizar a referida Rede.

Segundo a técnica da Gerência de Atenção Psicossocial, da SES-TO, Marluce Vasconcelos Calazans Pilger “o objetivo é apontar os vazios assistenciais da Rede, nas regiões e propor novos serviços, para que a população tenha acesso aos atendimentos com mais efetividade. Dentre as propostas estão a implantação, no prazo de dois anos, de mais 23 novos serviços, sendo 10 na macrorregião centro sul e 13 na macrorregião norte”, afirmou.

Além dos novos serviços, os planos preveem qualificações de trabalhadores da Rede de Atenção Psicossocial, com a formação de novas equipes Multiprofissional de Atenção Especializada em Saúde Mental (Maest).

Para o secretário de Saúde do município de Dois Irmãos, Anderson Fazolo, "através do plano, nosso anseio é atendido, uma vez que temos necessidade de acesso mais próximo de nossos pacientes. A maior dificuldade para Estado e municípios é encontrar profissionais para atender as demandas em todas as localidades, mas acredito que com as políticas a serem adotadas, vamos vencer estes entraves”, destacou o gestor.

Atualmente a RAPs do Tocantins conta com 21 Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), nos municípios de Porto Nacional, Paraíso do Tocantins, Miracema do Tocantins, Palmas, Formoso do Araguaia, Gurupi, Taguatinga, Dianópolis, Araguatins, Augustinópolis, Buriti do Tocantins, Sítio Novo, Tocantinópolis, Colinas do Tocantins, Pequizeiro e Araguaína.

Leitos

O Estado do Tocantins possui 32 leitos psiquiátricos, sendo 10 no Hospital Regional de Araguaína e  22 no Hospital Geral de Palmas (HGP).

Fonte: Governo do Tocantins

Veja também
Todas as Notícias