Tocantinópolis/TO

Tocantins Inicia Campanha De Vacinação Contra a Influenza

Data do post: 31/03/2023 09:33:30   Imprimir  -  Compartilhar

Governo do TocantinsMeta é imunizar 549.933 pessoas nos dois meses de campanha, que terá o Dia D, em 29 de abril.

Em busca de garantir a proteção dos tocantinenses contra o vírus da Influenza, a Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) iniciou na quinta-feira, 30, a 25ª Campanha de Vacinação, nos 139 municípios do Estado. Neste ano, o Tocantins recebeu 550 mil doses, que serão utilizadas para imunizar 549.933 pessoas que fazem parte dos públicos prioritários.

A imunização tem como objetivo a redução das complicações, internações e a mortalidade decorrente das infecções pelo vírus da Influenza. A vacina é gratuita e está disponível nas mais de 300 salas de vacinação de todo o Estado.

Em todo o Estado, a Campanha ocorrerá entre os dias 30 de março e 30 de maio, sendo o dia D em 29 de abril. “Todos os municípios estão aptos para vacinarem o público-alvo e como temos frisado: qualquer pessoa que faça parte dos públicos alvos elencados já pode ir às salas de vacinas. Não teremos fases neste ano, ou seja, está liberada para todos os públicos-prioritários!”, destacou a gerente de Imunização da SES-TO, Diandra Sena.

“É de suma importância que a população participe para que mais pessoas sejam protegidas neste ano, principalmente nesta época do ano. Essa vacina oferece um grande teor de proteção aos grupos prioritários, principalmente nesta época do ano”, complementou a gerente.

E quem já recebeu a dose, reconhece a importância que a imunização traz para ela e toda a família. “Sou mãe do Joaquim, de um ano e um mês e para mim a vacinação é muito importante, porque pela época que estamos vivendo, estamos saindo da pandemia, estamos no período chuvoso que aumenta a vulnerabilidade para os sintomas gripais. É muito importante que a população participe”, afirmou a turismóloga, Juliana Barroso.

“A vacina tem uma função essencial para resguardar a minha e a saúde de todas as pessoas com quem convivo, porque como sabemos, a vacina é um dos métodos mais eficazes de imunização em massa. Vacinas salvam vidas!”, comentou o servidor público da saúde de Palmas, Emannuel Curcino.

“Para mim, é muito bom receber a vacina, pois lá em casa todas as cinco pessoas com quem convivo estão gripadas e como tenho direito a proteção, estou sem sintomas. A vacina me ajuda a ter a imunidade alta”, comentou a profissional de Saúde, Alciene Carneiro.

Quem pode tomar?

Pessoas com mais de 60 anos; adolescentes em medidas socioeducativas; caminhoneiros; crianças de 6 meses a 5 anos (completos); forças armadas; forças de segurança e salvamento; gestantes e puérperas; pessoas com deficiência; pessoas com comorbidades; população privada de liberdade; povos indígenas, ribeirinhos e quilombolas; professores; profissionais do transporte público; profissionais portuários; profissionais do sistema de privação de liberdade e trabalhadores da saúde.

Proteção

A vacina contra a gripe oferecida pelo Sistema Único de Saúde (SUS) possui a proteção trivalente e protege contra duas cepas do vírus influenza A e uma do Influenza B.

Documentos

Para se vacinar é importante levar um documento de identificação com foto, carteira de vacinação e documentos que comprovem que a pessoa faz parte do grupo prioritário.

Fonte: Governo do Tocantins

Veja também
Todas as Notícias