Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Tocantins Vai Apresentar Três Pesquisas no XXIII Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos

Data do post: 27/09/2019 10:46:33 Imprimir -  Compartilhar

Naturatins-TO O Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) vai representar o Estado no XXIII Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos, entre os dias 24 e 28 de novembro de 2019, na cidade de Foz do Iguaçu – PR. Na oportunidade serão apresentadas três pesquisas desenvolvidas pela equipe técnica do Naturatins.

A pesquisa sob o título “Caracterização Morfométrica da Sub-Bacia Hidrográfica Rio Providencia no Estado do Tocantins” contém dados sobre o comportamento dos recursos hídricos as margens do lago da Usina Hidrelétrica Luís Eduardo Magalhães (UHE Lajeado).

Outra pesquisa sob o título “Analise da Supressão Vegetal Nativa e avanços sobre a Hidrografia da Sub-Bacia Rio Providencia no Estado Tocantins utilizando ferramentas de Geoprocessamento” vai apresentar informações que permitem visualizar a interação entre a vegetação nativa e os recursos hídricos as margens do lago da UHE Lajeado.

E a pesquisa sobre a “Caracterização Morfométrica da Bacia Hidrográfica Rio Formoso no Estado Do Tocantins”, aborda um estudo que demonstra a importância da gestão dos recursos hídricos junto a empreendimentos agrícolas de irrigação.

O gerente de Inspeção Ambiental do Naturatins, Eder Soares Pinto, contou que os artigos sobre as pesquisas da equipe do Naturatins foram aprovados, considerados de grande importância científica e carregam contribuições relevantes para a gestão dos recursos hídricos no Tocantins.

Eder Soares enfatiza o potencial dos dados para o entendimento e planejamento de ações relativas aos recursos hídricos no Tocantins, relacionadas às bacias do Rio Formoso e as do entorno do lago da UHE Lajeado, além do comportamento da cobertura vegetal e sua inter-relação com os recursos hídricos.

No simpósio, seis pesquisadores do Naturatins estarão levando esses conhecimentos sobre os recursos hídricos, entre eles, Eder Soares Pinto, Carlos Sérgio Gomes, Luan de Sousa Ribeiro,  Magno do Nascimento Pimenta, Maria de Fátima Ribeiro e Thanna Costa Martins.

Simpósio

Sob o tema Água Conecta o XXIII Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos (XXIII SBRH) é considerado o principal evento na área de Recursos Hídricos no Brasil, em 2019. Segundo a organização, esse encontro vai proporcionar um ambiente propício para compartilhamento e discussão de temas relevantes da área, por intermédio de profissionais, área acadêmica e sociedade.

Seguindo o tema central, o simpósio será desenvolvido sob o ponto vista de que a água conecta pessoas e organizações; conecta culturas e povos; conecta ciência, tecnologia e inovação; conecta conhecimento e mercado; conecta saúde pública, saúde ambiental, qualidade de vida; conecta energia, agronegócio, transporte hidroviário, indústria, infraestrutura; conecta governos, sociedade e governança.

Fonte: Naturatins-TO