Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Associação dos Produtores de Sementes dos Estados do Matopiba Elogia Ação da Adapec no Combate ao Comércio Clandestino de Sementes

Data do post: 16/09/2019 18:10:31 Imprimir -  Compartilhar

Adapec Tocantins A Associação dos produtores de sementes dos estados do Matopiba (APROSEM) com sede no município de Luís Eduardo – BA encaminhou à Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), ofício agradecendo ao órgão pelas ações de fiscalizações no combate ao comércio clandestino de sementes no Tocantins.

No documento, a APROSEM elogia a atuação da Adapec na fiscalização ocorrida na última quinta-feira, 12, que apreendeu no posto fiscal da T0-050, entre os municípios de Palmas e Porto Nacional, uma carga de 10 toneladas de sementes irregulares de capim forrageira andropogon, aplicando multa de R$ 2.700 ao proprietário e destruição da carga no aterro sanitário da capital.

“Vimos por meio deste, formalizar nossos agradecimentos pelo brilhante trabalho de vigilância no comércio de sementes no Estado do Tocantins. Sabemos dos sérios prejuízos que as sementes piratas trazem aos agricultores e pecuaristas na propagação de pragas e doenças, bem como ao Estado, que não gera arrecadações aos cofres públicos”, descreveu o presidente da APROSEM, Celito Missio.

Celito também colocou a entidade a disposição para contribuir em agendas que estejam voltadas à coibição do mercado ilegal deste insumo, “razão esta de reforçarmos as congratulações pelo êxito nesta operação”, finaliza o documento.

O presidente da Adapec, Alberto Mendes da Rocha disse que o reconhecimento da entidade ao trabalho que vem sendo desenvolvido pela Agência é importante para reforçar as ações de fiscalizações e combate ao comércio irregular de sementes no Estado. “O reconhecimento da APROSEM respalda o nosso trabalho e serve de alerta para aqueles que desejam adquirirem sementes, para que as busquem em estabelecimentos que ofereçam informações sobre a origem das sementes, nota fiscal e o Termo de Conformidade do produto,” ressaltou o presidente.

Fonte: ADAPEC Tocantins