Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Profissionais da Segurança Pública Aprovam Aulas da Academia Itinerante em Colinas do Tocantins

Data do post: 14/09/2019 15:20:47 Imprimir -  Compartilhar

Secretaria de Segurança Pública-TO Com foco na integração e na requalificação do conhecimento, a Academia Itinerante da Escola Superior de Polícia – Espol concluiu na última sexta-feira, 13, mais uma etapa de capacitações do projeto. Realizada na sede do Instituto Federal do Tocantins-IFTO, na cidade de Colinas, região centro-norte do Estado, essa terceira edição contemplou 30 profissionais, entre delegados de polícia, agentes e escrivãos. Foram cinco dias de muitas atividades e, na avaliação dos participantes, o projeto cumpriu sua proposta, pois além da reciclagem e aquisição de novos conhecimentos, eles também passaram por aulas práticas.

Para o policial civil Weblison Messias Cavalcante, os cursos foram muito importantes, pois ajudam o policial a se especializar no combate ao crime, que no dia a dia também renova suas práticas criminosas. “Pra nós que estamos no interior, este projeto da Academia Itinerante é de grande importância, pois nos possibilita aprimorar e dar a resposta daquilo que a sociedade espera”, frisou.

Empolgada, a delegada Lorraine Almeida da Silva, da Delegacia Especializada da Mulher (DEAM V), afirmou que a semana foi um momento único, pois proporcionou aprendizado e a convivência entre os profissionais. Dentre os conteúdos, ela destacou os cursos sobre homicídios, lavagem de dinheiro e na sua área o atendimento à vulneráveis.

A semana da Academia em Colinas também foi gratificante para quem pode repassar conhecimento. Esse é o caso do coordenador de operações do GOTE, Ariston Ribeiro de Araújo. Segundo ele, é muito bom quando termina o treinamento e fica visível a empolgação dos participantes. “Somos o primeiro garantidor da lei, somos uma polícia cidadã”, disse Ariston Ribeiro ao ressaltar que os alunos tiveram aulas de sobrevivência policial e procedimentos com armamentos e tiro.

Presença

Secretaria de Segurança Pública-TO Presente no encerramento das atividades da Academia Itinerante, o secretário da Segurança Pública, Cristiano Sampaio, avaliou o momento como extremamente importante e agradeceu a parceria do IFTO. Segundo ele, ao mesmo tempo que o projeto fomenta e incentiva novos conhecimentos, ele requalifica o efetivo e dá a oportunidade de prestar contas, falar dos novos projetos e alinhar a conversa com o efetivo.

Unitins

Durante o encerramento o diretor da Espol, delegado Ronie Augusto Esteves, agradeceu a presença de todos, ressaltou o saldo positivo da semana e informou aos participantes que a Universidade Estadual do Tocantins – Unitins está concluindo a formatação do primeiro curso na modalidade à distância. Esse primeiro curso é resultado do acordo de cooperação técnica firmado entre a Secretaria da Segurança Pública e a Unitins para oferta de cursos de extensão e pós-graduação latu sensu e stricto sensu (mestrado e doutorado), nas modalidades presencial e à distância.

A solenidade de encerramento também contou com as importantes presenças da delegada geral, Raimunda Bezerra, delegada de Polícia do Interior, Iolanda de Sousa Pereira e da delegada Olodes Maria Oliveira Freitas, da terceira regional de Colinas.

Guaraí

A partir de segunda-feira, 16, a Espol inicia os preparativos da quarta edição do projeto, programada para o dia 23, em Guaraí. As demais edições vão acontecer em Dianópolis (07/10 a 12/10); Gurupi (21/10 a 26/10); Porto Nacional  (04/11 a 09/11); Paraíso do Tocantins (18/11 a 23/11) e Palmas (25/11 a 30/11).

Academia Itinerante

A capacitação congrega a Política de Gestão de Pessoas, prevista no Eixo Desenvolvimento humano e organizacional do Plano Estadual de Segurança Pública e Defesa Social – PESSE. O Plano foi lançado em 25 de junho, numa ação conjunta entre o Poder Público, iniciativa privada e comunidade, e suas diretrizes foram definidas para um período de 10 anos.

Fonte: Secretaria de Segurança Pública-TO