Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Conferências Municipais de Assistência Social Encerram Nessa Sexta, 13

Data do post: 12/09/2019 14:13:18 Imprimir -  Compartilhar

Setas-TO Os municípios tocantinenses têm até essa sexta-feira, 13, para realizarem suas Conferências Municipais de Assistência Social. O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas) participa prestando apoio técnico na realização desses eventos.

As Conferências são espaços democráticos de debate coletivo que oportunizam a participação social, as discussões e avaliações das ações governamentais, bem como a deliberação das diretrizes relacionadas à política de Assistência Social; e já estão acontecendo desde a primeira quinzena de agosto.

A assistente social da gerência do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) da Setas, Aurora Moraes dos Santos, falou sobre a realização dessas conferências nos municípios tocantinenses. “Esses eventos possibilitam a participação popular nas decisões que envolvem a assistência social. Em geral, percebemos que os resultados são positivos; os municípios estão envolvidos, e a grande maioria promoveu boas discussões e contou com a participação da população”, afirmou.

Conferências municipais

Na manhã desta quinta-feira, 12, aconteceu a conferência de Oliveira de Fátima, a 126 km da capital do Estado; e entre outras demandas, foram definidos os membros que participam da Conferência Estadual, em outubro, em Palmas.

A assistente social, Rosinalva Alves, que acompanhou os eventos na regional sul, disse que os municípios estão bastante empenhados na realização de suas conferências. “Mesmo com algumas dificuldades, percebemos o empenho dos municípios em realizar e promover a participação popular nas conferências”, ressaltou ela.

A Setas promoveu apoio técnico às conferências em Abreulândia, Aliança do Tocantins, Alvorada, Ananás, Babaçulândia, Bandeirante, Buriti, Combinado, Cristalândia, Dianópolis, Divinópolis, Dois Irmãos, Fátima, Ipueiras, Itaguatins, Itaporã, Lagoa da Confusão, Lavandeira, Luzinópolis, Maurilândia, Monte do Carmo, Nazaré, Novo Alegre, Novo Jardim, Oliveira de Fátima, Palmeirante, Rio dos Bois, Rio Sono, Santa Rita, São Valério, Talismã, Tocantinópolis, e Wanderlândia.

Conferências Estadual e Nacional

A 12ª Conferência Estadual Popular Democrática de Assistência Social acontece dia 15 de outubro, em Palmas; já a Conferência Nacional Democrática de Assistência Social, será em novembro, em Brasília e terá como tema “Assistência social: direito do povo, com financiamento público e participação social”.

Fonte: Setas-TO