Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

APA Ilha do Bananal Cantão Dedica Programação ao Dia Nacional do Cerrado

Data do post: 12/09/2019 12:13:43 Imprimir -  Compartilhar

Naturatins-TO Nesta quinta-feira, 12, o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) divulga mais uma das atividades dedicadas à programação do Dia Nacional do Cerrado. A equipe de Educação Ambiental realizou a oficina Ambiente-se na Área de Proteção Ambiental (APA) Ilha do Bananal  Cantão, que iniciou as atividades da programação  na terça-feira, 10. Anualmente, no dia 11 de setembro, a importância da preservação dos recursos naturais, em especial do bioma Cerrado, é reforçada nos encontros ambientais. Na APA a oficina manteve o foco em temas relacionados à destinação adequada de resíduos sólidos, ao uso sustentável dos recursos naturais e no Manejo Integrado do Fogo (MIF).

A educadora ambiental do Naturatins, Maria Alice Reis, falou que após a apresentação da APA Ilha do Bananal Cantão e da importância da conservação de seus recursos naturais houve a abordagem dos temas da oficina ´Ambiente-se´, voltados para as demandas locais. Em seguida realizadas dinâmicas sobre o uso sustentável dos recursos naturais e de alternativas das formas corretas do uso do fogo.

Aline Villarinho, supervisora da APA Ilha do Bananal Cantão falou que considerou importante levar a oficina para o público de potenciais multiplicadores locais. Entre esses, participaram professores, presidentes de associações de assentamentos, representante da colônia de pescadores, das secretarias de meio ambiente e de instituições públicas dos municípios que compõem o conjunto da área de proteção.

Valdemir Lima Gomes, vice-presidente da Colônia de Pescadores de Araguacema participou do encontro da APA da Ilha do Bananal Cantão e disse estar presente para defender a pesca, sob o Acordo de Pesca no Rio Caipó. Em contrapartida, Gomes enfatizou que a Colônia espera que o Naturatins aumente a fiscalização para o Acordo de Pesca no município.

Alisson Carvalho Cunha, diretor de Meio Ambiente na Prefeitura de Araguacema afirmou que a oficina ampliou a valorização dos seguimentos. Cunha considerou a oportunidade, um momento ímpar no município, pois estavam presentes representantes de todas as associações e de várias instituições. Para o diretor, com a oficina foram agregados conhecimentos ao desempenho pessoal de cada participante, em seus respectivos ambientes.

Nos próximos dias, Maria Alice Reis e Edna Mendonça, educadoras Ambiental do Naturatins, realizam também a oficina de Práticas Ecológicas, com foco no consumo consciente, como parte integrante da programação dedicada ao Dia Nacional do Cerrado do município de Araguacema, que se estende ao longo da semana. Essa oficina será ministrada aos participantes da capacitação no Parque Estadual do Cantão, bem como para comunidades do Assentamento Onalício Barros em Caseara.

Fonte: Naturatins-TO