Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Capacitações da Inclusão Produtiva Podem Ter Gerado Mais de Mil Empregos Diretos e Indiretos

Data do post: 11/09/2019 12:59:06 Imprimir -  Compartilhar

Setas-TO Voltados para as famílias que se encontram em situação de extrema pobreza, o Governo do Tocantins propicia programas de inclusão produtiva, fomento à economia solidária, microcrédito, geração de renda e capacitação profissional, que vêm alavancando a carreira de muitos trabalhadores por todo o Estado.

Somente por meio dos cursos, a Inclusão Produtiva já atendeu 39 municípios e cerca de 3 mil trabalhadores estão capacitados; são profissionais que estavam desempregados ou precisando de incentivo para retomar suas atividades.

O técnico de referência da Inclusão Produtiva da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), Valter Frota, disse que a efetividade dos cursos se dá pela possibilidade que os profissionais têm de trabalhar por conta própria. “As pessoas capacitadas nesses cursos podem trabalhar de forma autônoma individualmente ou em grupos; e ao invés de procurar, vão gerar vaga de emprego. Por conta disso, podemos estimar de janeiro a agosto cerca de mil empregos diretos e 600 indiretos gerados pelas capacitações da área”, ressalta ele.

A instrutora de cursos, Mayane Soares, disse que acompanha o progresso dos profissionais por meio dos aplicativos. “Nossa comunicação é constante mesmo após o final dos cursos. À distância, tiro dúvidas e oriento como conquistar e manter os clientes; e percebo que muitos, como a Camila, de Pequizeiro, já começam a colher os resultados”, enfatiza ela.

A profissional a quem ela se refere, é Camila Oliveira, que participou do Workshop da Beleza em Pequizeiro. Casada e com filhos, ela já atuava na área, mas não tinha conhecimento suficiente para desenvolver um trabalho autônomo com qualidade e segurança. “A maquiagem é sempre um desafio por ser inovadora, mas aprendi a manejar outros produtos que não conhecia; e venho utilizando os aplicativos como ferramentas para encontrar e agendar novos clientes. Agora me sinto capacitada e confiante para fazer meu trabalho e deixar o consumidor satisfeito”, afirma.

Capacitações na semana

As capacitações, promovidas em parcerias com os municípios, acontecem da segunda-feira, 9, até a sexta-feira,13, em Aparecida do Rio Negro, Palmeirante, Pau D’Arco, Ponte Alta do Bom Jesus, Rio dos Bois, Santa Maria do Tocantins, e Taipas. São cerca de 450 profissionais que estarão preparados para iniciar um negócio próprio ou mesmo encarar os desafios do mercado de trabalho.

Fonte: Setas-TO