TOCANTINÓPOLIS:
Facebook Youtube Twitter
Siga-nos:

Capacitações da Inclusão Produtiva Podem Ter Gerado Mais de Mil Empregos Diretos e Indiretos

Data do post: 11/09/2019 12:59:06 - Visualizações: (276) Imprimir

Setas-TO Voltados para as famílias que se encontram em situação de extrema pobreza, o Governo do Tocantins propicia programas de inclusão produtiva, fomento à economia solidária, microcrédito, geração de renda e capacitação profissional, que vêm alavancando a carreira de muitos trabalhadores por todo o Estado.

Somente por meio dos cursos, a Inclusão Produtiva já atendeu 39 municípios e cerca de 3 mil trabalhadores estão capacitados; são profissionais que estavam desempregados ou precisando de incentivo para retomar suas atividades.

O técnico de referência da Inclusão Produtiva da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), Valter Frota, disse que a efetividade dos cursos se dá pela possibilidade que os profissionais têm de trabalhar por conta própria. “As pessoas capacitadas nesses cursos podem trabalhar de forma autônoma individualmente ou em grupos; e ao invés de procurar, vão gerar vaga de emprego. Por conta disso, podemos estimar de janeiro a agosto cerca de mil empregos diretos e 600 indiretos gerados pelas capacitações da área”, ressalta ele.

A instrutora de cursos, Mayane Soares, disse que acompanha o progresso dos profissionais por meio dos aplicativos. “Nossa comunicação é constante mesmo após o final dos cursos. À distância, tiro dúvidas e oriento como conquistar e manter os clientes; e percebo que muitos, como a Camila, de Pequizeiro, já começam a colher os resultados”, enfatiza ela.

A profissional a quem ela se refere, é Camila Oliveira, que participou do Workshop da Beleza em Pequizeiro. Casada e com filhos, ela já atuava na área, mas não tinha conhecimento suficiente para desenvolver um trabalho autônomo com qualidade e segurança. “A maquiagem é sempre um desafio por ser inovadora, mas aprendi a manejar outros produtos que não conhecia; e venho utilizando os aplicativos como ferramentas para encontrar e agendar novos clientes. Agora me sinto capacitada e confiante para fazer meu trabalho e deixar o consumidor satisfeito”, afirma.

Capacitações na semana

As capacitações, promovidas em parcerias com os municípios, acontecem da segunda-feira, 9, até a sexta-feira,13, em Aparecida do Rio Negro, Palmeirante, Pau D’Arco, Ponte Alta do Bom Jesus, Rio dos Bois, Santa Maria do Tocantins, e Taipas. São cerca de 450 profissionais que estarão preparados para iniciar um negócio próprio ou mesmo encarar os desafios do mercado de trabalho.

Fonte: Setas-TO

ATENÇÃO!
Os comentários do Portal Tocnoticias via Facebook, são de inteira responsabilidade do autor, comentários impróprios poderão ser denunciados pelos outros usuários, acarretando até mesmo na perda da conta no Facebook. Procure escrever de maneira clara para que todos possam entendê-lo. Evite o uso de palavrões, acusações sem provas, discriminação ou difamação.