Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Prevenção ao Suicídio é Tema de Palestra na Assembleia

Data do post: 10/09/2019 16:33:39 Imprimir -  Compartilhar

Assembleia Legislativa do Tocantins A Diretoria de Saúde (DISAU) da Assembleia Legislativa do Tocantins realizou na manhã desta terça-feira, 10, na sala de aula da Escola do Legislativo, uma palestra denominada “Suicídio: sinais de alerta e prevenção”. O evento faz parte da programação de 10 de setembro, Dia Mundial de Combate ao Suicídio, e da campanha nacional do Setembro Amarelo.

A psicóloga Vânia Lopes, que ministrou a palestra, alertou sobre o aumento do número de casos no país. "O Brasil está entre os oito maiores países em números absolutos de suicídio", acrescentando que as causas estão relacionadas a alguns transtornos mentais como depressão, ansiedade, bipolaridade e síndrome do pânico.

Para Vânia, em certo grau a sociedade evita falar do assunto. Segundo ela, a falta de informação dificulta a identificação de sinais nas pessoas com tendências em tirar a própria vida. Também o receio de falar sobre o problema impede a busca de ajuda, tanto de familiares quanto por profissionais.

Dados do Centro de Valorização da Vida apontam que, a cada dez pessoas que cometeram suicídio, oito deram algum sinal de que estavam prestes a cometê-lo. Portanto, a pessoa que manifesta essa vontade nunca deve ser ignorada.

Já a Organização Mundial  de Saúde (OMC) informa que, todos os dias, 32 pessoas tiram a própria vida. Hoje, o número de pessoas que cometem suicídio é maior do que aquelas que morrem por Aids, sendo o suicídio considerado um problema de saúde pública.

Setembro Amarelo

Iniciada em 2014 pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), a campanha de prevenção ao suicídio tem como objetivo mobilizar o maior número possível de pessoas para quebrar o tabu sobre o assunto.

Dentre as ações comuns promovidas pela campanha está a realização de palestras, debates e atividades voltadas para a prevenção, além da circulação de cartazes, outdoors e materiais de divulgação digital.

Fonte: Assembleia Legislativa do Tocantins