TOCANTINÓPOLIS:
Facebook Youtube Twitter
Siga-nos:

Prevenção ao Suicídio é Tema de Palestra na Assembleia

Data do post: 10/09/2019 16:33:39 - Visualizações: (250) Imprimir

Assembleia Legislativa do Tocantins A Diretoria de Saúde (DISAU) da Assembleia Legislativa do Tocantins realizou na manhã desta terça-feira, 10, na sala de aula da Escola do Legislativo, uma palestra denominada “Suicídio: sinais de alerta e prevenção”. O evento faz parte da programação de 10 de setembro, Dia Mundial de Combate ao Suicídio, e da campanha nacional do Setembro Amarelo.

A psicóloga Vânia Lopes, que ministrou a palestra, alertou sobre o aumento do número de casos no país. "O Brasil está entre os oito maiores países em números absolutos de suicídio", acrescentando que as causas estão relacionadas a alguns transtornos mentais como depressão, ansiedade, bipolaridade e síndrome do pânico.

Para Vânia, em certo grau a sociedade evita falar do assunto. Segundo ela, a falta de informação dificulta a identificação de sinais nas pessoas com tendências em tirar a própria vida. Também o receio de falar sobre o problema impede a busca de ajuda, tanto de familiares quanto por profissionais.

Dados do Centro de Valorização da Vida apontam que, a cada dez pessoas que cometeram suicídio, oito deram algum sinal de que estavam prestes a cometê-lo. Portanto, a pessoa que manifesta essa vontade nunca deve ser ignorada.

Já a Organização Mundial  de Saúde (OMC) informa que, todos os dias, 32 pessoas tiram a própria vida. Hoje, o número de pessoas que cometem suicídio é maior do que aquelas que morrem por Aids, sendo o suicídio considerado um problema de saúde pública.

Setembro Amarelo

Iniciada em 2014 pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), a campanha de prevenção ao suicídio tem como objetivo mobilizar o maior número possível de pessoas para quebrar o tabu sobre o assunto.

Dentre as ações comuns promovidas pela campanha está a realização de palestras, debates e atividades voltadas para a prevenção, além da circulação de cartazes, outdoors e materiais de divulgação digital.

Fonte: Assembleia Legislativa do Tocantins

ATENÇÃO!
Os comentários do Portal Tocnoticias via Facebook, são de inteira responsabilidade do autor, comentários impróprios poderão ser denunciados pelos outros usuários, acarretando até mesmo na perda da conta no Facebook. Procure escrever de maneira clara para que todos possam entendê-lo. Evite o uso de palavrões, acusações sem provas, discriminação ou difamação.