Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Comissão Recebe Secretário Para Prestação de Contas da Saúde

Data do post: 10/09/2019 16:27:56 Imprimir -  Compartilhar

Assembleia Legislativa do Tocantins Durante reunião da Comissão de Finanças, Tributação, Fiscalização e Controle na manhã desta terça-feira, 10, dirigida por seu presidente, deputado Nilton Franco (MDB), parlamentares receberam o secretário da Saúde, Luiz Edgar Leão Toline, para prestação de contas da Secretaria da Saúde do Estado do Tocantins (Sesau) referentes ao primeiro quadrimestre de 2019.

Edgar fez uma exposição em tom positivo e garantiu que trabalha para melhorar os números da saúde estadual. Um dos poucos pontos com críticas dos deputados e até mesmo do secretário continua sendo o alto gasto com a folha de pessoal e encargos, que atingiu 68% entre janeiro e abril do corrente ano.

Os dados mostram também 31% de outras despesas correntes e somente 1% destinado a investimento, números que precisam ser revertidos, de acordo com os participantes. Foi ainda pontuado o fato de os transplantes renais do Estado serem realizados em Redenção do Pará, por falta de estrutura para esse tratamento no Tocantins. Ele comprometeu-se a mudar essa realidade em favor dos pacientes do Estado.

Entre os dados positivos, Toline apresentou a situação atual do HGP, com destaque para o 5º mutirão de cateterismo cardíaco, que pôs fim à fila de espera no hospital. Segundo o secretário, é positivo também a evolução do abastecimento de medicamentos e materiais, atingindo nos últimos meses 80% do estoque da secretaria.

O representante governamental ainda apresentou dados positivos, como a diminuição de 19% do casos de atendimentos antirrábicos, a redução de 21% do número de notificações de tuberculoses e de 27 para 11 dos casos de Aids.

Também participaram da reunião os deputados Elenil da Penha (MDB), Amélio Cayres (Solidariedade), Valderez Castelo Branco (PP), Delegado Rérison (DC), Cleiton Cardoso (PTC), Leo Barbosa (Solidariedade) e Júnior Geo (Pros). Ainda marcaram presença o superintendente do Ministério da Saúde do Estado, Relmivam Milhomem, e o secretário executivo da Secretaria da Saúde, Kezedo Aires, além da equipe técnica da Sesau.

Fonte: Assembleia Legislativa do Tocantins