Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Vacinação Contra Febre Aftosa na Ilha do Bananal Encerra Dia 30 de Setembro

Data do post: 10/09/2019 09:42:33 Imprimir -  Compartilhar

Adapec Tocantins Faltam 20 dias para o término da vacinação contra febre aftosa do rebanho de bovinos, na Ilha do Bananal. A vacinação dos animais, que é realizado pelos técnicos da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) está ocorrendo em ritmo normal nos 350 retiros de indígenas e de produtores rurais. A campanha, que iniciou no dia 1º de agosto, segue até o dia 30 de setembro com o objetivo de vacinar mais de cem mil animais.

Apesar de a região possuir cerca de 2 milhões de hectares e ser de difícil acesso, o trabalho é feito de forma organizada e começa bem antes do calendário, no mês de julho, com a parceria dos indígenas e produtores rurais, que ficam na responsabilidade de reunir os animais. “Antes da ação fazemos o agendamento para agilizarmos o trabalho, com o objetivo de alcançarmos alta cobertura vacinal e garantir a sanidade dos animais”, disse o coordenador de campo, Anderson Silva de Sousa.

Anderson acrescentou que o trabalho de campo das equipes vem fluindo bem, graças aos investimentos feitos pela Adapec na frota de veículos utilizados por eles na Ilha. “É uma região de difícil acesso, sem estradas, apenas trilheiros e com os carros novos a gente consegue fazer um serviço de qualidade, dentro dos prazos estabelecidos e sem riscos aos servidores. Até agora não tivemos nenhum problema”, disse o coordenador.    

De acordo com o presidente da Adapec, Alberto Mendes Rocha, o trabalho será finalizado no tempo planejado e que o órgão conta com o apoio da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) e do Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea). “O reforço auxilia nossas atividades e fortalece o avanço do status sanitário do Tocantins, bem como de todo o Brasil”, disse.

Ilha do Bananal

A Ilha do bananal faz divisa com oito municípios tocantinenses: Formoso do Araguaia, Sandolândia, Lagoa da Confusão, Araguaçu, Cristalândia, Dueré, Caseara e Pium. Devido às suas características de relevo e terreno, no período chuvoso, se torna quase intransitável, pois a região fica alagada. Diante disso, a vacinação só ocorre na época da seca e uma vez por ano, para todos os bovinos, independente da faixa etária.

Fonte: ADAPEC Tocantins