Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Procon Apreende Mais de 1.600 Produtos Impróprios Para o Consumo

Data do post: 03/09/2019 13:44:58 Imprimir -  Compartilhar

Secom-TO O Procon por meio da Gerência de Fiscalização promoveu no período de 21 a 30 de agosto uma ação nas pizzarias, distribuidoras de bebidas e lojas de conveniências. O trabalho foi realizado em Palmas, Gurupi, Araguaína, Porto Nacional, Dianópolis, Guarai, Colinas e Tocantinópolis e serviu para verificar se os estabelecimentos estão em conformidade com as diretrizes de funcionamento estabelecidas por lei. Segundo o órgão de defesa, o objetivo dessas ações é sempre garantir os direitos dos consumidores.

De acordo com o levantamento, foram formalizadas 25 notificações e 24 autos de infração. No universo de 135 empresas fiscalizadas, foram apreendidos 1.622 produtos, sendo 1.415 em Palmas e 207 em Araguaína, todos com data de validade vencida. Cervejas, refrigerantes, picolés, chicletes trident, doces, sucos, leite, chocolates, energéticos, milho para pipoca, temperos, salgadinhos e pirulitos estão entre os produtos apreendidos.

Além dessas apreensões, outras irregularidades como a ausência do Código de Defesa do Consumidor (CDC) nos estabelecimentos e a falta de precificação nos produtos também foram constatadas durante operação. De acordo Secom-TO com o gerente de fiscalização do Procon, Magno Silva, os locais foram notificados e receberam orientação para se  adequarem  à legislação em um prazo de 48 horas. “Os fornecedores que persistirem no erro serão multados com valores que variam de acordo com a estrutura operacional de cada estabelecimento”, observou

Segundo o superintendente do Procon, Walter Viana, a  fiscalização das condições dos produtos alimentícios é uma das principais  preocupação do órgão. “Alimentos em más condições de armazenamento e ou impróprios para o consumo é um sério risco à saúde dos consumidores. Por isso estamos constantemente com ações de fiscalização a fim de coibir essa negligência que ainda detectamos nos estabelecimentos”, finalizou

Denuncie

O consumidor que sentir lesado de seus direitos deve fazer denúncias por meio do Disque Procon 151, através do Whats Denúncia no (63) 99216-6840  e também junto aos 11 núcleos https://procon.to.gov.br/institucional/nucleos-regionais/. Para formalizar a denúncia é preciso checar bem as informações, apresentar comprovantes e fotos para subsidiar as ações de fiscalização.

Fonte: Secom-TO