Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Em Porto Franco, Dr. Nelson Fecha Mês de Agosto com Vitórias e Conquistas Importantes Para a População

Data do post: 03/09/2019 00:20:56 Imprimir -  Compartilhar

Foto DivulgaçãoInício de importantes obras, reuniões, eventos, visitas de políticos que estão em parceria com o município, reconhecimento do trabalho prestado por parte de importantes famílias portofranquinas marcaram a intensa agenda do prefeito Dr. Nelson Horácio durante o mês de Agosto.

Ao contrário do que uma minoria queria, "o prefeito tá firmão e continua na correria". O mês de Agosto neste ano de 2019 do prefeito de Porto Franco Dr. Nelson Horácio foi intenso.

Foto DivulgaçãoO oitavo mês do ano começou com o início da reforma do Complexo Esportivo de Porto Franco, uma obra que está recebendo cerca de 400 mil reais em investimentos, onde estão sendo construídas calçada, estacionamento e banheiros, além de melhorias em toda a estrutura do local. A oposição desesperada com as obras que estão sendo feitas na cidade bem que tentou apadrinhar a reforma do complexo esportivo afirmando que o dinheiro havia sido empenhado durante a gestão anterior, porém, não devemos esquecer que essa verba só foi recuperada, graças ao empenho do prefeito e sua equipe que conseguiram limpar o nome do município, deixando-o apto a receber novamente as importantes verbas federais.

Já pensando na comemoração do Dia dos Pais, foi aberta as inscrições para a 2ª Corrida de Pais e Filhos, evento que vem se tornando tradicional a cada ano que passa e aconteceu no dia 11 de Agosto, sendo mais uma vez, considerado um sucesso.

Foto: Maurício SousaNo lado social, a Primeira Dama Loanmy Barbosa iniciou as visitas indispensáveis ao bom andamento do Programa Criança Feliz. O programa beneficia inúmeras famílias portofranquinas com o acompanhamento das crianças de famílias com baixa renda. Até agora, mais de 100 crianças estão sendo atendidas pelo programa, mais a intenção é expandir mais e mais através do acompanhamento integral na primeira infância realizado através das visitas periódicas.

As merendeiras do município não foram esquecidas, onde receberam uma formação técnica, além de receberem uniformes novos. A conquista foi alcançada através do empenho da secretaria de educação que almejando sempre valorizar e proporcionar o bem estar de seus funcionários, realizou a formação com manipuladoras de alimentos.

No dia 04 de Agosto, o prefeito Dr. Nelson juntamente com o vereador presidente da câmara "Amigão", estiveram no assentamento Oziel, onde realizaram uma proveitosa reunião com os moradores daquela localidade, tratando de inúmeros assuntos e buscando soluções para as necessidades da comunidade, chegando a vez desta receber a tão sonhada energia elétrica. 

Foto DivulgaçãoObjetivando incentivar a geração de renda e melhorar a qualidade de vida dos beneficiários do Bolsa Família, a Prefeitura de Porto Franco, através da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, promoveu cursos profissionalizantes gratuitos. Os cursos capacitam a mão de obra daqueles que recebem Bolsa Família e não podem pagar pela formação. Ao se profissionalizarem, os cidadãos de baixa renda aumentam as chances de conseguir novas oportunidades no mercado de trabalho e adquirem mais autonomia.

Ainda no dia 06 de Agosto, a secretaria municipal de saúde lançou a campanha Agosto Dourado, que alerta para a importância da amamentação e do leite materno. O inicio da campanha foi marcado por uma palestra.

Com o tema: “Emponderar mães e pais, favorecer a amamentação: hoje e para o futuro", o evento contou com a participação do médico pediatra Dr. Elimar Ribeiro, que juntamente com as nutricionistas Drª. Kelly Caroline Cortês e Drª. Heylane Bandeira, falaram da importância do aleitamento materno como alimentação exclusiva dos bebês até os seis meses de vida e explicaram sobre a importância de manter a amamentação complementada até os dois anos de idade.

O calendário marcava dia 07, quando o prefeito participou a convite do Sr. Carlos, de uma proveitosa roda de conversa com o Pastor Valdivino da Assembleia de Deus Missão, do Povoado Coité. Participaram também o Sr. Enicson Querino de Sousa, Varilene Albuquerque Pereira, e Eliane da Costa Sousa, além do secretário de agricultura e meio ambiente do município Melquezedeque, juntamente com os vereadores Edidácio, Cafimfim e Simeão.

No intuito de contribuir e incentivar a formação em ensino superior dos moradores de Porto Franco, a Prefeitura Municipal, publicou nesta mesma data de 07 de Agosto, o edital do processo de seleção para o Auxílio Transporte. O benefício, em conformidade com a Lei Municipal Nº 79/2019, é destinado aos estudantes universitários de primeira graduação, que estiverem devidamente matriculados em instituição de ensino superior na cidade de Imperatriz (MA), de acordo com as instruções e requisitos estabelecidos no edital. Passado o processo de seleção, atualmente cerca de 101 estudantes do ensino superior que se adéquam ao edital estão recebendo rigorosamente em dia a ajuda de custo.

Foto DivulgaçãoEm conformidade com os anseios e perspectivas almejadas pelo prefeito, a equipe de enfermagem do Hospital Maternidade (HMAM) de Porto Franco realizou no dia 8 de agosto, uma reunião comandada pela diretora do Hospital Lorraine Lima e o enfermeiro Cláudio Aguiar. A reunião teve como objetivo traçar estratégias para que o atendimento, que já é de qualidade e reconhecido em toda região, fique melhor a cada dia. De acordo com a Secretária de Saúde, Soraia Fonseca, a determinação do prefeito Nelson Horácio, é que a saúde seja sempre uma prioridade.

O dia 12 de Agosto é uma data que vai entrar para a história  de Porto Franco, neste dia, foi lançado oficialmente as obras de revitalização da Orla da Beira Rio. Num evento que contou com a participação de centenas de munícipes, o prefeito, juntamente com os vereadores de sua base e todo o seu secretariado, deram o ponta pé inicial desta importante obra para os portofranquinos.

Foto: Reprodução/facebook"Se quem tem boca vai à Roma, quem fala demais vai bater no Fórum", e assim, quem andou falando asneiras e besteiras sem provas contra o prefeito Dr. Nelson, acabou tendo que se desculpar publicamente, como foi o caso da Pollyana Selvino que teve que se retratar em sua página pessoal da rede social facebook por ter postado em sua mesma página, informação inverídica sobre a cobrança do IPTU. no Pedido de desculpas formal, Pollyana Selvino escreveu o seguinte: "Venho pedir publicamente desculpas ao Dr. Nelson Horácio pela publicação em meu facebook de notícia a respeito da cobrança de IPTU, pois fiz esta publicação sem elementos de prova e por impulso sem pensar no conteúdo da divulgação, considerando que não concordo com o teor divulgado". 

Foto Divulgação WhatsappAo mesmo tempo que uma pedia desculpas, ainda com a língua solta, e sedento de vontade de voltar ao poder, o irmão do ex-deputado federal Deoclides Macedo mostrava todo seu desespero e veneno ao publicar em um grupo do aplicativo Whatsapp, ameaças de expulsar algumas pessoas de Porto Franco, isso, caso eles consigam ganhar a eleição vindoura, esquecendo que já tem alguns anos que essa família venceu uma disputa no voto a voto e que as coisas mudaram muito em Porto Franco.

Alheio a essas confusões das redes sociais, o prefeito seguia realizando obras, e quem estava recebendo benesses naquele período do mês eram os moradores da Rua Vila Nova que estavam sendo contemplados com uma operação Tapa Buracos que recuperou  ruas e avenidas, garantindo aos moradores mais comodidade na hora de transitar por seu setor.

Foto: Reprodução/facebookNa área da comunicação, o polêmico locutor Fhayne Costa que agora faz programa na rádio comunitária de Porto Franco, se rendeu ante ao bonito trabalho que vem sendo realizado no município, fechando parceria de divulgação mostrando ser uma pessoa que se preocupa com o bem estar de seus ouvintes e expondo que está em acordo com o novo jeito de administrar que vem sendo feito pelo prefeito.

No dia 15 de Agosto, precisamente na metade do mês, Dr. Nelson e sua esposa Loanmy Barbosa foram recebidos pelos pastores Flávio e Zilda na residência do casal, no qual participaram do encontro o vereador Valmivaldo Marinho e sua esposa Poliana, a Secretária Francinete Barrozo Silva, além do Sr. Jovanio e o Sr. Zé Bete. Nesta mesma data, o prefeito deu expediente normal na prefeitura onde realizou uma pequena reunião com os servidores para conversar com os mesmos sobre o trabalho quem vem sido prestado por eles.

Foto DivulgaçãoEnquanto isso na Zona Rural, a Prefeitura Municipal através da Secretaria Municipal de Infraestrutura, iniciava nesta mesma manhã do dia 15, às obras de recuperação da estrada que dá acesso à Fazenda Jatobá, que tem como proprietário o Sr. Celso Santana Sousa. Para os moradores daquela localidade que necessitam da estrada para locomoção foi a realização de um sonho, que está sendo concretizado somente agora na atual gestão. A recuperação de estradas rurais é de grande importância para os produtores em geral, e para as demais pessoas que utilizam as estradas, seja para escoamento de sua produção ou para outras finalidades.

Tentando destruir o trabalho da atual gestão, alguns ferrenhos opositores de Nelson, soltaram um fake news contando que o pagamento da van que atende os pacientes que precisam fazer hemodiálise estaria atrasado, estória essa que foi imediatamente desmentida pelo proprietário do veículo que presta serviço para a secretaria de saúde que em vídeo acabou com a farsa praticada contra a administração.

Não fica uma área se quer sem ser privilegiada, e assim, os esportistas da modalidade Jiu Jitsu que almejavam participar do campeonato mundial da modalidade em Fortaleza (CE), receberam o apoio da prefeitura, quando o prefeito não mediu esforços para dar esse importante incentivo para que os esportistas Diany Rodrigues Cavalcante de 27 anos e Samara Rodrigues dos Santos  de 22 anos, pudessem participar do evento representando Porto Franco  e a região sul maranhense. Os dois atletas fazem parte da Shuduca Team e são treinados pelo professor Caio Rodrigo.

Foto: Maurício SousaPassado a metade do mês, dia 16 mais precisamente, uma verdadeira multidão marcou presença na casa do prefeito para assistirem de perto a sua filiação ao DEMOCRATAS e eleição do Diretório do partido  no município. O evento contou com a presença do presidente do DEM Estadual, Deputado Federal Juscelino Filho, os prefeitos Dário Berger de Senador La Roque, Assis Ramos de Imperatriz, o prefeito de Estreito, Cicero Neco acompanhado de sua esposa e filha, o ex-prefeito de São João do Paraíso Jose Aldo, a vereadora de Ribamar Fiquene Maria dos Remédios, os vereadores de Porto Franco Gedeon "Amigão", Edidacio Lopes, Francisco Cafimfim, pastor Valmir, Simeão e Elias Pastinha, além de secretários de Governo e a população em geral.

Três dias depois de mostrar seu imenso poder político, Nelson Horácio já havia ganhado o mundo e se reunia em Brasília com o Deputado Federal Hildon Rocha e com o Deputado Federal por São Paulo líder do MDB na câmara Baleia Rossi, onde articulou mais benefícios para os portofranquinos.

Foto DivulgaçãoNo dia seguinte (20), ainda em Brasília, Dr. Nelson se reuniu com o Deputado Federal Juscelino Filho, presidente Estadual do Democratas (DEM). Na reunião o gestor firmou compromisso com o deputado para a liberação de emendas que trarão mais desenvolvimento para as áreas da Saúde e Infraestrutura em Porto Franco. Na mesma ocasião, o prefeito disse ter sido muito bem recebido pela Superintendente Estadual da Fundação Nacional de Saúde no Estado do Maranhão, Maura Jorge.

Dia 21 foi divulgado no portal da prefeitura mais uma benesse para a população não só local, mas, que também facilitará a vida de pessoas da região que é a emissão do novo modelo da Carteira de Identidade. Nesta nova identidade, poderão ser inclusos Título de Eleitor, Carteira de Trabalho e Previdência, Certificado Militar, Carteira Nacional de Habilitação, Documento de Identidade Profissional, Cartão Nacional de Saúde, tipo sanguíneo e fator RH, NIS/PIS/PASEP. Para colocar os números, o cidadão deve levar os documentos originais no momento da solicitação que pode ser feita no órgão responsável na Prefeitura de Porto Franco. No mesmo local, além do RG (carteira de identidade) o cidadão também poderá solicitar a Carteira de Trabalho e Previdência (CTPS).

Foto DivulgaçãoDesta vez em São Luis (MA), o prefeito de Porto Franco visitou o secretário de infraestrutura do Estado do Maranhão Clayton Noleto no intuito de reafirmar a parceria entre Porto Franco e o Governo do Estado. Na visita, o gestor teve uma conversa muito animadora com o secretário, buscando viabilizar mais recursos que deverão beneficiar os munícipes com obras de infraestrutura no município, como por exemplo o asfaltamento do Bairro Alto Bonito e do Povoado Coité, incluindo também a conclusão da ponte do Rio Flores.

Já era dia 22, quando o deputado federal Hildo Rocha, um dos principais responsáveis por importantes obras construídas através de emendas destinadas por ele para a Região Sul Maranhense, esteve na cidade de Porto Franco vistoriando obras. O deputado foi acompanhado pelo prefeito Nelson Horácio e sua equipe que vistoriaram o início da obra de urbanização da Orla da Beira Rio e a implantação de pavimentação asfáltica em diversas ruas dos bairros São Francisco e Europa.

Foto: Maurício SousaReconhecido por seu trabalho, Dr. Nelson foi convidado no dia 24 para a inauguração de uma igreja no Assentamento Maravilha onde participou da inauguração sendo abraçado e agradecido pelos munícipes presentes. Neste mesmo Sábado, o prefeito prestigiou a inauguração da rodovia MA-275 que liga os municípios de Amarante e Sítio Novo, obra esta do Governo do Estado. Neste evento, Dr. Nelson conversou pessoalmente com o Governador Flávio Dino aproveitando para apresentar demandas de seu município.

Dia 25 o gestor iniciou o dia no hospital municipal realizando exames de endoscopia em pacientes, e em seguida, ele e sua esposa, Loanmy Barbosa, participaram de um café da manhã ofertado pelo Sr. Manoel Carlos e sua esposa Valdelídia que são pais de 10 filhos formando uma das grande famílias portofranquinas que declararam apoiar a gestão inovadora de Dr. Nelson. Na ocasião da proveitosa visita, o anfitrião da família disse que estava muito satisfeito com a presença do casal em sua residência, já que em quarenta anos, essa seria a primeira vez que um prefeito marcava presença em seu lar fora do período eleitoral.

Nelson terminou este 25º dia do mês de agosto realizando cirurgias no hospital municipal, seguida de uma reunião com seus secretários para tratar de metas e estratégias para desenvolver os trabalhos de forma mais eficiente, e posteriormente, ele e sua esposa ainda se reuniram com os  universitários que recebem o auxílio transporte para reforçar que os repasses serão creditados rigorosamente em dia para não atrapalhar nos estudos dos mesmos.

Foto DivulgaçãoQuerendo aparecer na mídia mais sempre dando tiros nos próprios pés, a dupla de fanfarrões da câmara de Porto Franco formada por Nalva Veras e Rubens de Sá se deixaram fotografar pedindo providências quanto a manutenção de uma ponte na zona rural, alegando ainda que a gestão atual não estaria dando a devida atenção a esse tipo de benefício. Foi aí que a enxurrada de criticas pesadas caíam sobre a dupla de camaristas mais uma vez, pois o líder do Governo na Casa de Leis, vereador Edidacio Lopes, saiu em defesa do gestor, no qual o vereador desafiou a dupla de opositores a provar quem fez mais pontes dentro do município. Lopes divulgou em sua página pessoal no facebook fotos das mais de  16 pontes construídas nestes poucos mais de três anos de Dr.Nelson na prefeitura.

Chegando ao final do mês de agosto, a prefeitura intensificou os trabalho de recuperação das estradas vicinais do município, onde por meio da secretaria da infraestrutura, recuperou várias estradas vicinais que ligam às comunidades rurais a sede do município. Foram recuperadas também a vicinal da chácara Samambaia e de outras localidades, além da recuperação da estrada que dá acesso ao assentamento Oziel.

Foto DivulgaçãoFato inédito, foi a ida do Grupo de Jovens da Bamporto, a folclórica "Fanfarra de Porto Franco" até a zona rural para se apresentarem na Escola Municipal João Tavares e também no Assentamento São Raimundo. Esse tipo de evento mostra a valorização que o Governo de Dr. Nelson tem proporcionado aos munícipes dos quatro cantos de Porto Franco que agora são lembrados. Vale ressaltar que a iniciativa é mais um belo exemplo de ótima gestão que vem sendo feita pela secretária de Educação Francinete Barrozo Silva que não tem medido esforços para realizar com perfeição o tradicional desfile de 7 de Setembro.

Fechando o mês de Agosto com chave de ouro o prefeito, conforme havia se comprometido a fazer, mandou que o setor financeiro realizasse os depósitos dos repasses das ajudas de custo  chamada de "Auxílio Financeiro de Transporte Universitário" para os acadêmicos que fazem faculdade fora de Porto Franco. A cada um dos 101 beneficiados foi repassado a quantia de R$ 200,00 (Duzentos Reais), uma importante iniciativa que agradou a classe de estudantes que agora podem eles mesmos contratarem de livre escolha o transporte de sua preferência.

Foto DivulgaçãoDesde o início da gestão, o Prefeito Dr. Nelson vem mostrando que governa para o povo, para os mais necessitados, para aqueles que confiam no seu trabalho.

Para o Prefeito Dr. Nelson não existe distinção de pessoas, de cores, religião, o gestor vem governando para todos, independente de lado político. Para ele todos somos iguais, e é com esse pensamento que a cada dia ele vem desempenhando seu papel como sendo um gestor comprometido com a população, em fazer o melhor, sempre buscando se superar dia após dia. Porque o importante para ele é fazer o melhor para a querida Porto Franco, e é com esse espírito de união e força que ele dará continuidade em fazer desta cidade um lugar melhor, com mais desenvolvimento, seja na área da saúde, educação, infraestrutura, assistência social,  esporte e lazer.

Que venha o mês de Setembro.

Fonte: Redação do Tocnoticias