Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Preservação Ambiental e Turismo São Temas de Capacitação em Novo Acordo

Data do post: 02/09/2019 17:04:15 Imprimir -  Compartilhar

Naturatins-TO Na sexta-feira, 30, a capacitação realizada pela Prefeitura Municipal de Novo Acordo, em parceria com a Secretaria Municipal de Turismo e Meio Ambiente, aos conselheiros do Contuma (Conselho de Turismo e Meio Ambiente) e brigadistas municipais; recebeu apoio do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) por meio da equipe da Área de Proteção de Ambiental (APA do Jalapão). As atividades tiveram o objetivo de proporcionar o alinhamento do perfil, habilidades e importância do colegiado nas contribuições para as questões ambientais da região.

De acordo com a supervisora da APA do Jalapão, Rejane Nunes, outros temas como ICMS Ecológico e turismo foram abordados durante a capacitação. “Na oportunidade o diálogo foi enriquecido com os pontos de vista dos conselheiros sobre as temáticas de preservação ambiental que contribuem com o desenvolvimento turístico do Jalapão”, relatou.

No encontro com os brigadistas do município foi realizada uma roda de conversa. Na ocasião foi realizado um intercâmbio de conhecimentos sobre as questões do manejo integrado do fogo e as consequências dos incêndios florestais na região.

A secretária de Turismo e Meio Ambiente de Novo Acordo, Talitha Gomes Ferreira, destacou a importância das atividades, da parceria e do apoio recebidos nessa iniciativa. Para a secretária, a sensibilização por meio do diálogo e as atividades de educação ambiental podem contribuir com os resultados alcançados no enfrentamento das queimadas durante o período de estiagem.

No encerramento da programação, a comunidade prestigiou no início da noite, o Cinema na Praça, com a apresentação do filme Rio, que une diversão e educação ambiental, ao ilustrar as belezas dos recursos naturais e as implicações do tráfico de aves.

Novo Acordo

É um dos municípios integrantes da Área de Proteção Ambiental do Jalapão, motivo dos frequentes convites para participação das equipes da APA nas suas atividades ambientais. Com menos de duas horas de viagem da Capital, em Novo Acordo os visitantes também apreciam a passagem das águas cristalinas do Rio Sono, que possuem corredeiras ideais à prática de rafting. Os frequentadores podem ainda desfrutar das belezas da praia e do Morro do Gorgulho, composto por um conjunto de formações rochosas avermelhadas, resultadas da ação do vento e das águas ao longo de vários anos.

Fonte: Naturatins-TO