Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Secretaria da Segurança do Tocantins Forma 12 Operadores Aerotáticos Para Atuação em Multimissões

Data do post: 20/06/2019 17:08:30 Imprimir -  Compartilhar

Secretaria de Segurança Pública-TOOs novos falcões, como são conhecidos os operadores aerotáticos do Centro Integrado de Operações Aéreas (CIOPAER), órgão vinculado à Superintendência de Segurança Integrada da Secretaria de Segurança Pública, celebraram nesta quarta-feira, 19, uma conquista histórica. Eles finalizaram com êxito o I Curso Operacional Aerotático (COA) e receberam várias homenagens e honras em solenidade especial com os chefes das forças de segurança do Tocantins e familiares dos formandos.

O curso foi ministrado nas dependências da Escola Superior de Polícia (ESPOL) e também em campo. Teve a duração de 54 dias, e contou com a participação inicial de 28 alunos, sendo doze concluintes, dez do Tocantins e dois do Amapá.  No início da solenidade, os espectadores assistiram à realização de manobras pelos formandos, com o uso do helicóptero da SSP, “Tocantins 01”. Eles realizaram três técnicas distintas de infiltração de tropa: a primeira delas, no desembarque em voo pairado; a segunda em desembarque no avançado e a terceira no desembarque em rapel.

Multimissão

Secretaria de Segurança Pública-TOTomado pela emoção, o Major da PM, Denys Gomes Dalla, coordenador do curso, destacou que esses homens querem combater a criminalidade e dar apoio aéreo na Segurança Pública do Tocantins. “O primeiro COA demonstrou quão valorosos são os guerreiros que compõem este grupamento aéreo. O curso virou um projeto de vida para todos, voltado para atuação multimissão de policiais e bombeiros. Não nos amedrontamos com as dificuldades que apareciam. Propomos fazer um curso a custo mínimo para o Estado, disponibilizamos os melhores instrutores para um curso de alto nível”.

Por fim, o secretário de Estado da Segurança Pública, Cristiano Sampaio, reforçou o caráter histórico do Curso e voltou a enfatizar a conquista de cada um dos formandos. “É um dia de vitoria, o esforço e a dedicação que esse momento representa. A família também é importante nesse processo, pois são os que sentem mais falta do policial que está todo dia nas ruas, cada vez que ele sai para cumprir uma missão. O CIOPAER ganha, a integração entre as instituições ganha, as forças de segurança ganham e a sociedade também. A tarefa da polícia não é uma tarefa fácil, é extensa e é desafiadora”.

A solenidade se encerrou com o descerramento da placa de conclusão do I Curso de Operador Aerotático do Tocantins.

Fonte: Secretaria de Segurança Pública-TO