Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Projeto de Recebimento Itinerante de Embalagens Vazias de Agrotóxicos é Retomado no Segundo Semestre com Ação em Araguaçu Neste Sábado

Data do post: 17/08/2019 14:47:17 Imprimir -  Compartilhar

Adapec Tocantins Após a realização de 12 edições, no primeiro semestre, do projeto de Recebimento Itinerante (RI) de embalagens vazias de agrotóxicos, o mesmo será retomado neste sábado, 17, para atender pequenos produtores rurais no município de Araguaçu, no sul do Estado. A ação será realizada garagem central da prefeitura de Araguaçu, no período das 08h30min às 16h30min. No segundo semestre deste ano serão realizadas mais cinco edições.

Em Araguaçu os técnicos da Adapec realizou nos últimos dias um trabalho de campo, visitando às propriedades com orientações aos produtores rurais sobre uso correto e seguro de agrotóxicos, tríplice lavagem das embalagens, armazenamento e devolução destas embalagens e informando sobre a ação de recebimento que acontece neste sábado.

O presidente da Adapec, Alberto Mendes da Rocha destacou a importância do projeto para os pequenos produtores rurais, avaliando como bastante positivo os números de embalagens devolvidas no primeiro semestre. “É um projeto que traz benefícios para os pequenos produtores rurais e que conta com o apoio da Adapec, do Inpev, centrais de recebimento e outros órgãos. E graças a estas parcerias foram devolvidas no primeiro semestre, mais de 12 mil embalagens, com a participação de 414 agricultores”, destacou Alberto.

A Agência orienta os pequenos produtores rurais a fazerem a devolução de suas embalagens tríplices lavadas e com apresentação de notas fiscais de aquisição do produto. No ato da devolução os agricultores receberão comprovantes da entrega que deve ser guardado pelo prazo de um ano.

Dados

No primeiro semestre de 2019 foram realizadas 12 edições do projeto de RI, nos municípios de Araguatins, Augustinópolis, Axixá, Ananás, Aguairnópolis, Buriti do Tocantins, Dianópolis (Projeto Manoel Alves), Miranorte, Porto Nacional (Projeto São João), Riachinho, Sítio Novo e São Miguel.

Foram devolvidas 12.835 embalagens vazias de agrotóxicos, com o envolvimento de 414 pequenos produtores rurais. O município que mais devolveu embalagens foi Aguiarnópolis com 3.222 e participação de 138 agricultores.  

Calendário

Paraíso: 12 de setembro

Divinópolis: 13 de setembro

Itacajá: 22 de agosto

Pequizeiro: 10 de outubro.

Fonte: ADAPEC Tocantins