Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Município de Juarina é Beneficiado com Ações da Setas

Data do post: 17/08/2019 14:44:19 Imprimir -  Compartilhar

Setas-TO A equipe da Secretaria do Trabalho e do Desenvolvimento Social (Setas) esteve no município de Juarina, a 327 Km de Palmas, de 12 a 16 de agosto realizando palestras, cursos e emissão de carteiras de trabalho. A ação é fruto de uma parceria do Governo do Estado com a Prefeitura do Município por intermédio da Diretoria da Juventude.

De acordo com o diretor municipal da Juventude, Zagner Pereira, a ação que a princípio tinha o objetivo de compor a programação da Semana da Juventude no município acabou beneficiando a toda a comunidade. “As atividades tiveram um impacto muito positivo em nossa cidade conseguimos atender de jovens a idosos e todos estão parabenizando a iniciativa”. Agradeceu o diretor.

De 12 a 14 de agosto a população de Juarina pôde solicitar a emissão da carteira de trabalho, no próprio município graça a parceria do Sistema Nacional de Emprego (Sine/To). O documento é imprescindível nas contratações em empregos formais e também garante o acesso a alguns dos principais direitos trabalhistas como seguro-desemprego, benefícios previdenciários e Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). No total, foram solicitadas 77 carteiras de trabalho pelos munícipes.

A parceria também levou ao município o Workshop da Beleza com cursos de Cabeleireiro e Designer de Sobrancelha/ Maquiagem. Ao todo, 49 pessoas foram certificadas e 112 atendidas gratuitamente como modelos nas atividades dos cursos.

De segunda a sexta, no período noturno, aconteceu o curso “Autodesenvolvimento Pessoal e Profissional” ministrado pelo palestrante do Sine A´eronssaytt Oliveira. O conteúdo tem o objetivo de estimular os participantes, evidenciar os desafios que terão de superar no mercado de trabalho e as possibilidades de sucesso em curto, médio e longo prazo. Entre os temas abordados no curso estão o mundo do trabalho, orientação profissional e vocacional e empreendedorismo.

Para a acadêmica de Biologia e morada de Juarina há doze anos, Liliane Moraes, o curso foi uma oportunidade única e explica: “Seria muito difícil fazer um curso como esse que geralmente só acontecem em Palmas e Araguaína ambas muito distantes de nós. Só temos a agradecer essa iniciativa que nos deu acesso à capacitação”. Disse Liliana. A aluna definiu os conteúdos abordados como esclarecedores e abrangentes: “As aulas vão nos ajudar a melhorar como pessoas e como profissionais. Comecei a pensar em novas possibilidades”. Declarou a aluna.

Além das 42 pessoas capacitadas no curso, cerca de 50 idosos participaram da palestra “Inteligência Espiritual na Terceira Idade e 120 alunos do ensino médio foram orientados com a preleção “Desafios e Possibilidade do Mundo do Trabalho”. Já os servidores públicos municipais receberam capacitação sobre “Inteligência Emocional nas Relações Humanas”. A semana de capacitações foi encerrada com um evento de certificação dos participantes nesta sexta-feira, 16.

Fonte: Setas-TO