Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Setas Certifica 120 Trabalhadores e Apresenta os Projetos da Inclusão Produtiva em Itaguatins

Data do post: 16/08/2019 14:59:08 Imprimir -  Compartilhar

Setas-TO Os beneficiários dos Programas de Transferências de Renda da cidade de Itaguatins, no norte do Estado, receberam na manhã desta sexta-feira, 16, as certificações dos cursos de capacitações realizados durante a semana, no total foram beneficiados 120 moradores da região; e também conhecem os Projetos da Inclusão Produtiva Urbano e Rural, cursos profissionalizantes, e microcrédito orientado e produtivo, voltados para a comunidade.

O evento, promovido pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), em parceria com a Prefeitura Municipal, acontece no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do município e conta com a presença do secretário do Trabalho, Messias Araújo, e da prefeita Maria Ivoneide Barreto.

O gestor da Setas falou da importância das capacitações para a população do norte do Tocantins. “Trabalhadores capacitados têm mais facilidade para encarar os desafios do mercado de trabalho; e a equipe da Inclusão Produtiva da Setas não mede esforços para levar aos 139 municípios do Estado as qualificações que eles necessitam”, afirmou Messias Araújo.

Assinatura do Plano de Ação

Na ocasião, o secretário estadual do Trabalho e a prefeita do município assinaram o Plano de Ação da Inclusão Produtiva Urbana e Rural, que possibilitará novos empreendimentos para a comunidade.  “O fortalecimento da região passa pelos empreendimentos da Economia Solidária e pelas ações da Inclusão Produtiva. O Plano de Ação é o primeiro passo para que cheguem novas oportunidades de trabalho para a população local”, ressaltou a prefeita.

Workshop da Beleza e Panificação Solidária

Os certificados entregues se referem às capacitações da Inclusão Produtiva, que aconteceram durante a semana; do Workshop da Beleza, com os cursos de Design de Sobrancelhas, Maquiagem, Cabeleireiro masculino e feminino; e Panificação Solidária, todos com carga horária de 40 horas.

Marciana Dias da Silva, que se capacitou em panificação, disse que aprendeu tudo e agora está pronta para trabalhar na área; já Ilma da Silva, que é cabeleireira e manicure, resolveu se especializar na área de designer de sobrancelhas para complementar sua formação.

Novo Cadastro

Durante o encontro os beneficiários do Programa Bolsa Família (PBF) compareceram com os documentos de identidade, CPF, comprovante de endereço, NIS e Cartão Bolsa Família para preenchimento de dados no SIPES/SIES/CADSOL/SAMPE do Governo Federal e Estadual.

Araguatins

A mesma ação acontece também nesta sexta, a partir das 14h, para os beneficiários de Araguatins. A reunião será no templo da Assembleia de Deus, no bairro Novo Araguatins.

Fonte: Setas-TO