Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

PTB de Tocantinópolis Está Sob Nova Direção. Advogado Marcelo Queiroz Assumiu a Presidência no Lugar da Vice Prefeita Eleny

Data do post: 06/12/2021 18:47:05 Imprimir -  Compartilhar

Ascom/Gab. Ver. Roberlan CokimPartido agora faz parte da base do vereador Roberlan Cokim (PSC-TO), e seu grupo político de oposição que vem se fortalecendo para disputar as eleições em 2022 e posteriormente em 2024.

A movimentação política em Tocantinópolis não para e numa reviravolta impressionante, o tradicional Partido Trabalhista Brasileiro que estava sob a tutela do grupo familiar que detém o poder no município e vem perdendo força a cada dia que passa, perdeu o comando da agremiação partidária que tem como filiados nada menos que a vice prefeita Eleny Araújo Pinho da Silva, os vereadores eleitos Jairo Pereira da Silva "O Irmão Jairo", Gerrival Alves dos Santos "O Gerri do Ribeirãozinho", e o mais votado na ultima eleição municipal Tiago Daniel de Moraes "o Delegado Tiago".

O novo presidente do PTB em Tocantinópolis agora é o advogado Marcelo Rezende Queiroz Santos, notório filiado do MDB local que após ver o seu antigo partido passar para a base do atual prefeito, resolveu depois de anos, deixar a sigla emedebista e presidir uma agremiação partidária.  A vice presidência ficou por conta da assessora do Vereador Roberlan Cokim Vanda Pereira dos Santos, com Simoneis de Sousa Silva como secretário geral, Douglas Alves Jardim como secretário adjunto, Fernando Henrique Chaves Antunes sendo secretário de finanças e a advogada Rachel C. B. Queiroz como secretária jurídica.

Ascom/Gab. Ver. Roberlan CokimO órgão diretivo havia sido instituído ainda em 21 de Setembro ultimo, mas, a divulgação está sendo feita somente agora porque o próprio presidente estadual do PTB, empresário Alex Kawano queria vir a Tocantinópolis conversar pessoalmente com os novos membros do partido e com o grupo de oposição sobre as eleições vindouras, onde o próprio Alex será um dos candidatos a deputado federal do partido em 2022. A reunião com a presença de Kawano aconteceu neste ultimo domingo (05), e bastante otimista numa mudança na política no Estado do Tocantins e também em Tocantinópolis, o presidente estadual deu cartas brancas para que o diretório mantenha a postura de oposição que seus membros já vinham fazendo, se colocando a disposição para também ajudar na mudança que Tocantinópolis tanto precisa.

Alex tem visitado os municípios tocantinense formando novos diretórios do PTB fazendo um verdadeiro trabalho de formiguinha para o fortalecimento do partido almejando a mudança que o Estado do Tocantins tanto precisa.

O que muda na política local?

Ascom/Gab. Ver. Roberlan CokimMuitos que não acompanham a política e suas regras,  acharão que a troca de presidente de partido não implicará em muita perda para a família Gomes, porém, a única que poderá atualmente sair do Partido Trabalhista Brasileiro neste momento de mudança no diretório, será a vice-prefeita Eleny Pinho, haja vista que os três vereadores eleitos pelo PTB terão que cumprir a cláusula chamada "Fidelidade Partidária" no qual o mandato pertence ao partido e não ao vereador.

Explicando em miúdos, esse termo "Fidelidade Partidária“ funciona da seguinte maneira: "No Direito eleitoral, trata da obrigação de que um político deve ter para com seu partido, tendo por base a tese de que se no Brasil todos os candidatos a cargos eletivos precisam de partidos políticos para se eleger, eles não podem se desvincular do partido para o qual foram eleitos, sob pena de perderem o mandato". Ou seja, os três vereadores eleitos pelo PTB não poderão sair do partido até que uma janela de transferência partidária se abra, a não ser que eles resolvam ir para um partido novo.

Nas eleições do ano que vem o presidente estadual do PTB no Tocantins,  Empresário Alex Seiki Kawano já confirmou que o partido terá seus próprios candidatos a deputados estaduais, federais e senadores, e que seus diretórios municipais terão carta branca para policiar os políticos detentores de mandato que praticarem a "infidelidade partidária", ou seja, que estejam no PTB e nas eleições apoiarem candidatos de outras agremiações partidárias sem a devida autorização do diretório estadual, o que em tese vai deixar os três vereadores de Tocantinópolis e seus suplentes numa verdadeira "saia justa", já que todos sabem que o trio apoiará as indicações vindas dos famosos "Coronéis da Família Gomes".

Neste caso, o Estatuto do PTB é muito rígido, em seu título VIII que trata da Fidelidade Partidária e da Disciplina Partidária, no capítulo I "Das Medidas Disciplinares", onde consta em seu Artigo 111 as medidas disciplinares impostas a quem descumprir o estatuto principalmente no que trata o Capítulo II "Dos Deveres", em seu  item I (Fidelidade Partidária), no qual o filiado poderá ter como medida disciplinar a destituição do cargo partidário, ou seja, poderá ser expulso e perder o mandato.

Já existem casos onde o próprio Ministério Público Federal de São Paulo (PRE-SP) entrou com ação e conseguiu a cassação de três vereadores por Infidelidade Partidária, então, as eleições do ano que vem será um grande termômetro para 2024 em Tocantinópolis porque todos estão muito bem municiados.

Ascom/Gab. Ver. Roberlan CokimO vereador Roberlan Cokim (PSC-TO), que é um dos articuladores dessa mudança no PTB local, falou sobre essa reviravolta. “Desde o início do ano que venho sofrendo ataques contra meu mandato e assédio processual impostos pelos mandatários do poder, inclusive tem duas comissões com procedimentos em aberto contra mim por conta da não aceitação por parte deles, do meu trabalho de ajudar as pessoas e principalmente fiscalizar. Isso tem chamado a atenção de políticos tradicionais do Estado, nesse caso, cabe a velha máxima popular `só se joga pedras em árvores que dão bons frutos´. A vinda do PTB para nosso grupo de oposição mostra que estamos no caminho certo, confiar uma agremiação importante como essa do Partido Trabalhista Brasileiro a nosso grupo é uma honra muito grande e vamos ajudar o partido a crescer de forma diferente em nossa cidade". Disse o vereador.

Fonte: Ascom/Gab. Ver. Roberlan Cokim