Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Mais De Meia Tonelada De Lixo é Retirada Do Rio Araguaia

Data do post: 21/09/2021 21:11:04 Imprimir -  Compartilhar

NaturatinsPrincipal objetivo da ação realizada pelo Escritório Regional do Naturatins em Araguacema foi recolher resíduos sólidos deixados em acampamentos e praias.

Servidores do Escritório Regional do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) em Araguacema, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo de Araguacema, Colônia de Pescadores e voluntários retiraram mais de meia tonelada de lixo do rio Araguaia. O principal objetivo da ação foi recolher os resíduos sólidos deixados para trás nos acampamentos e nas praias às margens do rio, retirando-os da natureza e fazendo o descarte correto.

A ação Araguaia Limpo, idealizada pelo voluntário João Nilson Lima do Carmo, é realizada anualmente desde 2015, sempre no terceiro sábado do mês de setembro, quando se comemora o Dia Mundial da Limpeza de Praias e Rios.

A pedagoga Hélia Regina Araújo da Silva, responsável pela educação ambiental do escritório do Naturatins em Araguacema, informa que a equipe da limpeza se reuniu às 8 horas, no Porto do Cais, onde receberam instruções sobre a ação. Além de recolher os resíduos sólidos deixados nos acampamentos ou lançados no rio, a equipe também promove a conscientização sobre a importância de manter os rios limpos e preservar o meio ambiente.

A equipe foi dividida em nove grupos, todos embarcados. Eles fizeram o percurso abaixo do porto do Cais e da Praia da Gaivota; na margem esquerda do rio Araguaia, com início na Praia do Chicão, Praia da Andorinha, Porto da Balsa (margem esquerda até a Ilha da Madalena); na margem direita do rio Araguaia, acima do porto do Cais, passando no porto da Balsa, Praia do Meio, Praia do Caititu até o Rio Caiapó.

A equipe voltou a reunir-se na Base dos Pescadores do Projeto do Acordo de Pesca do Rio Caiapó, para o almoço, que foi seguido de palestras. “Foram apresentados temas importantes, como a importância do rio Araguaia, pela sua biodiversidade, sua riqueza biológica e suas praias”, informou Hélia Regina. Ela disse ainda que também foram apresentados alguns problemas ambientais que o rio Araguaia enfrenta, dentre os quais a intensa atividade turística, que contribui com acúmulo de lixo.

Segundo dados do Escritório Regional do Naturatins em Araguacema, somente neste ano, foram firmados 38 Termos de Compromisso com os responsáveis pelos acampamentos às margens do rio Araguaia. “Tivemos uma ótima aceitação na assinatura dos termos e, durante a coleta, observamos que os acampamentos que assinaram os termos não deixaram lixo acumulado para trás”, avaliou Hélia Regina, contrapondo que os acampamentos que não formalizaram o termo deixaram muito resíduo sólido, que foi recolhido durante a ação.

João Nilson é morador de Araguacema e comanda os voluntários na ação Araguaia Limpo há sete anos e, mesmo assim, ainda se surpreende com as coisas que as pessoas jogam nos rios. “Tiramos da água cadeiras velhas, garrafas de vidro e pet, latas, papelão, lona velha, portas e até pneus”, exemplificou. Ele informou que todo o lixo foi levado por um trator para descarte correto.

“O sucesso do projeto, que já realizamos há sete anos, se dá porque somos um grupo, uma equipe, que trabalha no dia de folga, de maneira voluntária, fazendo isso pelo prazer de ver nosso rio limpo e de, aos poucos, mudar a consciência das pessoas em relação à preservação”, ressaltou João Nilson.

Ele afirmou que todos os anos consegue reunir um grupo de 20 a 25 voluntários. “Mas, apesar dos resultados positivos, ainda é frustrante ver que tanta gente não se conscientizou sobre a importância de preservar o meio ambiente e que isto é responsabilidade de todos”, reforçou João Nilson.

Fonte: Naturatins