Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Órgãos Discutem Ações De Fiscalização e Inspeção Na Cadeia Produtiva De Pescado No Município De Palmas

Data do post: 24/08/2021 18:56:18 Imprimir -  Compartilhar

AdapecAdapec avalia que a regularização da produção de pescado na capital é fundamental para a economia e para a qualidade dos produtos consumidos pela população.

Com o objetivo de harmonizar o processo de fiscalização e inspeção da cadeia produtiva de pescado no município de Palmas, a Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), a Vigilância Sanitária de Palmas (Visa) e o Serviço de Inspeção Municipal da capital (SIM) reuniram-se na tarde desta terça-feira, 24 para estreitar parceria no combate a produção clandestina de pescado e buscarem mecanismos que facilitem a regularização deste setor junto aos órgãos de inspeção.

Na reunião, os órgãos avaliaram que existe um grande número de produção informal de pescado em Palmas, além disso, há uma ausência de estabelecimento com registro no Serviço Oficial de Inspeção e a entrada de pescado de outros estados na capital.

Foram definidas algumas ações que contribuirão para a regularização do setor de pescado, entre elas: a facilitação do registro junto aos órgãos de inspeção; executar uma ação conjunta de educação sanitária na cadeia produtiva de pescado de Palmas; envolver outros agentes públicos nesta discussão; incentivar a implantação de frigoríficos de pescado na capital e fortalecer a parceria entre os órgãos para o combate ao comércio clandestino de peixes.

O gerente de inspeção animal da Adapec, Antonio José de Souza Caminha destacou que o encontro foi positivo, pois segundo ele há um grande desafio neste setor na capital. “O pescado é fundamental para a economia da cidade, porém, ele precisa ser comercializado dentro das normas de inspeção sanitária para que tenhamos um produto com qualidade e que, possa ser consumido de maneira segura sem riscos para a saúde humana,” destacou Antônio José.

Para o gerente do SIM de Palmas, Guilherme Vaz Burns o trabalho conjunto entre os órgãos tanto no combate a produção clandestina, quanto no incentivo ao fomento e facilitação na regularização da cadeia de pescado trará mais qualidade aos alimentos produzidos na cidade. E a gerente da Visa de Palmas, Joselita Monteira acrescentou que os desafios na fiscalização são grandes, porém acredita na parceria com outros órgãos de controle para solucionar esta questão na capital.

Fonte: Adapec