Tocantinópolis - TO
Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter

Pequenos Negócios Podem Contar Com Serviço Brasileiro De Respostas Técnicas (SBRT)

Data do post: 22/07/2021 20:56:57  Imprimir 

Imprensa SebraeA rede atua nas áreas de ciência, tecnologia e inovação para atender demandas por informação tecnológica.

As micro e pequenas empresas (MPE´s), os microempreendedores individuais (MEI’s) e empreendedores informais ou potenciais já podem contar com o Serviço Brasileiro de Respostas Técnicas (SBRT), de forma gratuita, para orientá-los na solução de problemas em seu produto ou serviço, mesmo que ele ainda não exista. O SBRT reúne 11 instituições e conta com a parceria do Sebrae.

O serviço tem um Banco de Informação formado por Respostas e Dossiês Técnicos, em diversos segmentos de agronegócios, indústria e serviços, que podem ser acessados de imediato. Caso o empreendedor não encontre a informação que deseja é só cadastrar uma solicitação que os especialistas irão atendê-lo.

“Para atender às demandas do SBRT, criou-se uma rede de cooperação entre 11 instituições que atendem a todo Brasil, oito delas realizam o atendimento das demandas e elaboram as respostas técnicas para os clientes. As outras três apoiam a operacionalização e manutenção do serviço”, explicou o analista do Sebrae, Emerson Montenegro.

Os interessados devem preencher uma solicitação no site www.respostatecnica.org.br, mas antes precisam fazer uma busca para consultar o Banco de Informação e verificar se já não existe uma resposta que lhe atenda. O sistema envia automaticamente um link da resposta para o endereço de e-mail informado no cadastro. As solicitações também podem ser feitas nos postos de atendimento e no portal do Sebrae de qualquer localidade do território nacional.

“Os produtos do SBRT são documentos que registram o resultado do atendimento às demandas dos clientes e antecipação de suas necessidades. A Resposta Técnica (RT) é compreendida como um conjunto de informações técnicas, relativas à produção de um bem industrial, à execução de um serviço técnico especializado, ao cultivo e criação de produtos do agronegócio, dentre outros. Já a Resposta Referencial (RR) é um conjunto de informações técnicas não relacionadas diretamente ao processo de produção ou do serviço, mas sim envolvendo: regulamentação; legislação; fornecedores de matéria-prima e de equipamentos, que irão agregar valor e/ou promover melhoria de um determinado produto ou processo”, destacou Emerson.

Instituições da rede:

Fundação Centro Tecnológico de Minas Gerais (CETEC);

Instituto de Tecnologia do Paraná (TECPAR);

Instituto Euvaldo Lodi-Núcleo Regional da Bahia/Rede de Tecnologia da Bahia (RETEC);

Rede de Tecnologia do Rio de Janeiro (REDETEC);

Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Amazonas (SENAI AM);

Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Rio Grande do Sul (SENAI RS);

Universidade de Brasília - Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico (UnB/CDT);

Universidade de São Paulo/Agência USP de Inovação- Disque Tecnologia (USP/DT)

As instituições de apoio são:

Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia – IBICT

Ministério da Ciência e Tecnologia – MCT

Serviço Brasileiro de Apoio ao Micro e Pequeno Empresário - SEBRAE

Fonte: Imprensa Sebrae

ATENÇÃO!
Os comentários do Portal Tocnoticias via Facebook, são de inteira responsabilidade do autor, comentários impróprios poderão ser denunciados pelos outros usuários, acarretando até mesmo na perda da conta no Facebook. Procure escrever de maneira clara para que todos possam entendê-lo. Evite o uso de palavrões, acusações sem provas, discriminação ou difamação.