Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Pequenos Negócios Podem Contar Com Serviço Brasileiro De Respostas Técnicas (SBRT)

Data do post: 22/07/2021 20:56:57 Imprimir -  Compartilhar

Imprensa SebraeA rede atua nas áreas de ciência, tecnologia e inovação para atender demandas por informação tecnológica.

As micro e pequenas empresas (MPE´s), os microempreendedores individuais (MEI’s) e empreendedores informais ou potenciais já podem contar com o Serviço Brasileiro de Respostas Técnicas (SBRT), de forma gratuita, para orientá-los na solução de problemas em seu produto ou serviço, mesmo que ele ainda não exista. O SBRT reúne 11 instituições e conta com a parceria do Sebrae.

O serviço tem um Banco de Informação formado por Respostas e Dossiês Técnicos, em diversos segmentos de agronegócios, indústria e serviços, que podem ser acessados de imediato. Caso o empreendedor não encontre a informação que deseja é só cadastrar uma solicitação que os especialistas irão atendê-lo.

“Para atender às demandas do SBRT, criou-se uma rede de cooperação entre 11 instituições que atendem a todo Brasil, oito delas realizam o atendimento das demandas e elaboram as respostas técnicas para os clientes. As outras três apoiam a operacionalização e manutenção do serviço”, explicou o analista do Sebrae, Emerson Montenegro.

Os interessados devem preencher uma solicitação no site www.respostatecnica.org.br, mas antes precisam fazer uma busca para consultar o Banco de Informação e verificar se já não existe uma resposta que lhe atenda. O sistema envia automaticamente um link da resposta para o endereço de e-mail informado no cadastro. As solicitações também podem ser feitas nos postos de atendimento e no portal do Sebrae de qualquer localidade do território nacional.

“Os produtos do SBRT são documentos que registram o resultado do atendimento às demandas dos clientes e antecipação de suas necessidades. A Resposta Técnica (RT) é compreendida como um conjunto de informações técnicas, relativas à produção de um bem industrial, à execução de um serviço técnico especializado, ao cultivo e criação de produtos do agronegócio, dentre outros. Já a Resposta Referencial (RR) é um conjunto de informações técnicas não relacionadas diretamente ao processo de produção ou do serviço, mas sim envolvendo: regulamentação; legislação; fornecedores de matéria-prima e de equipamentos, que irão agregar valor e/ou promover melhoria de um determinado produto ou processo”, destacou Emerson.

Instituições da rede:

Fundação Centro Tecnológico de Minas Gerais (CETEC);

Instituto de Tecnologia do Paraná (TECPAR);

Instituto Euvaldo Lodi-Núcleo Regional da Bahia/Rede de Tecnologia da Bahia (RETEC);

Rede de Tecnologia do Rio de Janeiro (REDETEC);

Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Amazonas (SENAI AM);

Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Rio Grande do Sul (SENAI RS);

Universidade de Brasília - Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico (UnB/CDT);

Universidade de São Paulo/Agência USP de Inovação- Disque Tecnologia (USP/DT)

As instituições de apoio são:

Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia – IBICT

Ministério da Ciência e Tecnologia – MCT

Serviço Brasileiro de Apoio ao Micro e Pequeno Empresário - SEBRAE

Fonte: Imprensa Sebrae